TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propostas De Melhorias Com Base Em Diagnóstico Organizacional

Exames: Propostas De Melhorias Com Base Em Diagnóstico Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 5

Propostas de Melhorias com base em Diagnóstico Organizacional

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DIAGNÓSTICO 4

3 CONCLUSÃO 6

4 REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 7

INTRODUÇÃO

Esta disciplina é um importante meio de crescimento profissional, propiciando ao profissional a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica, bem como a incorporação de novos conhecimentos e avaliar suas habilidades numa situação concreta de trabalho, bem como a definição de área de preferência. Realimentação entre a formação acadêmica e a formação profissional.

Esse trabalho tem como intuito não só descrever processos, métodos e estrutura de uma empresa onde estamos atuando como contratado.

Busca-se também explorar algumas situações ocorridas nos processos vivenciados no dia-a-dia de uma empresa, nosso campo de estudo e trabalho, tentando dar um diagnostico claro do desenvolvimento e aprimoramento da área que iremos escolher para executar um diagnóstico organizacional mais profundo da empresa escolhida, bem como apresentar propostas de melhorias ante os problemas encontrados.

A empresa escolhida foi a MULTINACIONAL SAINT-GOBAIN – DISTRIBUIÇÃO BRASIL, TELHA NORTE que atua no ramo de COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM GERAL.

A sua estrutura Organizacional é constituida por Diretores, Gerentes, Supervisores e Consultores

É uma empresa que gradativamente está gerando empregos na região, com grande potencial de expansão e crescimento, tanto no ramo de materiais de construção como na prestação de serviços e geração de empregos, com suas obrigações fiscais com o município, Estado e governo.

DIAGNÓSTICO

Conforme foi visto em estudo, sabe-se que o Diagnóstico Empresarial é uma importante ferramenta para se conhecer a empresa, seus processos, métodos e principalmente identificar problemas e a partir de então avaliar possibilidade de corrigi-las.

Com base nisso, foi realizado o Diagnóstico na empresa MULTINACIONAL SAINT-GOBAIN – DISTRIBUIÇÃO BRASIL, TELHA NORTE, conforme relatado a seguir.

2.1 - Problemas Identificados

Após realizado diagnóstico da Gestão de Pessoas da empresa em questão, pode-se constar uma empresa bastante organizada, com uma estrutura de Rh muito boa, com ações voltadas aos funcionários no sentido de valorização dos mesmos. Tudo isso contribui, conforme já estudado, para o sucesso da organização.

Há, porém, um ponto a ser explorado, talvez até característico do setor de comércio, mas, que merece atenção especial dos gestores afim de que a atitude de seus colaboradores não venha afetar negativamente os objetivos da organização.

Foi possível identificar que mesmo com o esforço mútuo dos gestores (supervisores e gerência), há um déficit de cooperação da parte dos colaboradores entre si.

O sucesso da área de vendas não deve ser individual, mas, deve buscar os objetivos da empresa.

Quando esse pensamento se divide não há como ter uma equipe engajada em alcançar, objetivos e isto acaba acontecendo devido individualismo entre os colaboradores.

O individualismo é um dos fatores que influenciam para que não haja um desempenho mais significativo da equipe e conseqüentemente interfere nos resultados da empresa.

2.2 - Analise Critica dos problemas identificados

Foi identificado um dos fatores a ser explorados e melhorados na organização em estudo é o individualismo e a falta do espírito de equipe entre os colaboradores.

Por ser uma empresa do ramo de comércio, trabalha com um esquema de metas de vendas, onde cada colaborador possui uma meta a ser alcançada.

Esse sistema por vezes acaba gerando rivalidade entre estes colaboradores, haja visto que cada um deles recebe uma bonificação após ter sua meta batida. Tal fato certamente interfere no clima organizacional e no espírito de equipe que deve existir, focando sempre o bom atendimento ao cliente e demais objetivos da empresa.

Sendo assim, é importante que sejam realizadas ações, afim de despertar nesses colaboradores a importância do trabalho em equipe.

2.3 - Sugestões de melhorias

Após analisado o problema, entende-se que uma estratégia para sanar este problema, seria estipular estas metas por grupos e não metas individuais apenas e assim conforme quando o grupo alcançar sua respectiva meta, os colaboradores receberiam sua bonificação. Dessa forma despertaria no grupo a necessidade de estar atento ao outro e reunir esforços para um objetivo comum, também obtendo melhores resultados para a organização.

Além disso sugere-se ainda mais algumas ações que podem despertar os funcionários para a necessidade de estar atento ao outro, de “quebrar” o individualismo existente, conforme a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com