TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Serviço Social

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA CEAD BAURU

SERVIÇO SOCIAL

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

DANIELE FERREIRA DE SOUZA                RA: 7983726697

FERNANDA DE OLIVEIRA FERASOLI        RA: 420424

SABRINA RODRIGUES                                RA: 428378

Profa. : Helenrose A. Da S. Pedroso Coelho.

Bauru, 19 de Setembro de 2014.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                        3

ANÁLISE DO FILME: TROPA DE ELITE E A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE OS CONFLITOS SOCIAIS                                                4

CONCLUSÃO                                                                        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                7


INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa abordar os conflitos sociais mostrados no filme Tropa de Elite e como o profissional do Serviço Social atua nessas questões. O filme traz através de cenas realistas a atualidade vivida no Brasil, principalmente nas abordagens da violência nas favelas e da corrupção na política. Apesar das pesadas cenas de violência e do elo com a realidade brasileira, o filme também aborda a integridade de alguns policiais que não se corrompem pelo poder ou pelo dinheiro. Visto sob os olhos dos profissionais do Serviço Social podemos concluir que ainda estamos muito longe da ideologia da profissão. Muitos projetos ainda deverão acontecer, muita luta ainda temos pela frente até que a sociedade se conscientize sobre oque acontece a sua volta, e cabe ao Assistente Social esclarecer e direcionar essa população até que possam caminhar sozinhos.


ANÁLISE DO FILME: TROPA DE ELITE E A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE OS CONFLITOS SOCIAIS

O significado de cultura é cultivar, conjunto de costumes, crenças, valores, símbolos, idiomas, tecnologia, normas e sanções de um determinado grupo na sociedade.  
A transmissão de cultura do homem é por meios de intercambio cotidiano, imprensa, artes, presídios, escolas, igreja, etc. A cultura não é necessariamente algo bom, podemos citar um exemplo de cultura brasileira a violência e o tráfico que ocorrem dentro das favelas. Um filme que retrata todas essas questões de forma realista é Tropa de Elite, que bate de frente com o Sistema político brasileiro e discuti conflitos sociais.
Tropa de elite é representado por várias manifestações culturais, decorrente por discussão dos problemas sociais. É narrado pelos personagens, capitão Nascimento, os Policiais honestos, os corrupto, os universitários, os moradores da favela e os traficantes.
O capitão nascimento narra os problemas sociais que acontecem no filme e mostra situações nas quais manifestações continuam presentes na vida das pessoas na sociedade mostrando infelizmente que o cidadão é quem tem que se adaptar em seu ambiente cultural.

Nas cenas do filme os morros das favelas do rio de janeiro são representados pela maioria dos moradores de baixa renda que acabam sendo influenciados pelo mundo do trafico e na criminalidade por falta de estrutura, de estabilidade e de uma vida digna. O capitão nascimento demonstra em detalhe o sistema que ocorre dentro da corporação de segurança publica da Policia, onde a honestidade é contrastada pela corrupção, isto mostra a falta de conduta do papel de seus líderes, detonando a cultura corporativa que mostra valores e normas de comportamento que não ocorrem dentro do meio dos nossos representantes.
Em umas das cenas do filme, jovens universitários, pertencentes a uma classe de poder aquisitivo alto, e que trabalham em uma ONG dentro da comunidade, consomem e traficam drogas aos seus colegas da universidade, incentivando o tráfico. Isto demonstra que esse problema apesar de afetar diretamente os menos favorecidos, também ocorre numa cultura alienada a esse ambiente.

No filme podemos selecionar vários conflitos sociais, mas dois deles se evidenciam dos demais, o excesso de violência e a corrupção. Infelizmente esses conflitos mancham toda a beleza de um país conhecido pelas belas paisagens, descontentando todos seus patriotas, mas atingindo principalmente a classe menos favorecida. E mesmo se tratando da corrupção, onde os protagonistas são na maioria das vezes políticos, empresários e aqueles pertencentes da burguesia, o alvo é a classe menos favorecida, pois com o dinheiro que teoricamente seria investido em programas sociais são pagas as propinas aos “engravatados”. A violência também é um conflito abordado no filme e se tornou muito perigosa na sociedade atual, já que nas regiões principalmente das favelas, os jovens são corrompidos muito cedo, se doando ao mundo do crime e do tráfico, de onde a maioria só encontra como saída a morte prematura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com