TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pt individual unopar

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CRISTIANA PEREIRA DOS SANTOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

CRACK UMA REALIDADE PRESENTE NA SOCIEDADE

[pic 3]

BOM JESUS DA LAPA

2015

             

CRISTIANA  PEREIRA DOS SANTOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

CRACK UMA REALIDADE PRESENTE NA SOCIEDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Metodologia Científica,Formação Social,Política Econômica do Brasil,Acumulação Capitalista.

  Profs:Clarice Kernkamp,Gleiton Lima e Rosane Malvezzi

  Semestre :1º

  Tutor eletrônico: Claudia Lanzoni

BOM JESUS DA LAPA

2015


SUMÁRIO

1.RESUMO...............................................................................................................4

2.INTRODUÇÃO.......................................................................................................5

3.DESENVOLVIMENTO...........................................................................................6

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................9

5.REFERÊNCIAS.....................................................................................................10

RESUMO

O presente trabalho tem por principal finalidade abordar uma breve reflexão acerca da problemática do crack,sintetizando assim a forma de como a população compreende esse problema dos usuários,como o assistente social pode contribuir e prestar assistência aos mesmos, o processo de urbanização x população e os diferentes momentos de exclusão social que aconteceu com  sociedade brasileira e hoje acontece  em São Paulo e o papel da família no processo de estrutura emocional e afetiva do dependente químico.

Palavras- chave: Droga, Crack, Sociedade.

ABSTRACT

This work has the main purpose to address a brief reflection on the crack problem, so summarizing the ways in which the population understands this problem of users, such as social workers can contribute and assist them, the process of urbanization and population x the different moments of social exclusion that happened to Brazilian society and today takes place in São Paulo and the role of the family in the emotional and affective structure of chemically dependent process.
Key words: Drug, Crack, Society

.

INTRODUÇÃO

A vida em sociedade é uma necessidade,onde todos,buscam recursos para sobrevivência,criam regras de convivência para que não se criem conflitos,entretanto o consumo de drogas,vem afetando todos os “sistemas sociais, como a família, as escolas, a polícia e o governo”.

O uso de drogas no Brasil e no mundo vem crescendo a cada ano, a visão que se tem em relação a problemática é que, além de ser um problema de saúde e de segurança pública é também de cunho social.

Considerado como uma droga de rua, o CRACK, sendo de fácil acessibilidade,  atinge todas as camadas sociais, onde os usuários acabam excluídos da sociedade e se tornando desvalorizados, por desenvolver condutas que o coloca a margem da mesma.

Num artigo “O craque do time da morte”, de Archimedes Marques (online), delegado de Policia ele fala da seguinte forma:

“Dentre todos os componentes do time das drogas. Dos componentes do time da morte. Está a figura do crack . O crack como o mais avassalador, como o mais devastador de todo o conjunto de entorpecentes ou dos elementos químicos alucinógenos, que torna o seu usuário no maior dependente periculoso e debilitado existente. Torna o dependente capaz de qualquer coisa, capaz de matar ou morrer para sustentar o seu vício.”

É uma realidade presente e constante de na nossa sociedade,considerada grande,senão o maior e  principal responsavél por diversos problemas sociais, relacionados ao tráfico de drogas, assaltos, prostituição, superlotação das cadeias e de hospitais,disseminando a violência por toda a sociedade.

O olhar que a sociedade tem sobre a problemática do crack, é de marginalização encarando  preconceituosamente, os usuários. Os usuários do crack,são pessoas que vivem segregados e estigmatizados como marginais,isso acaba acarretando problemas aos quais acabam, afetadando os relacionamentos,com a sociedade e com a família.

CONTE, (2001, p. 114), enfatiza nesse sentido que:

“ A questão do uso e abuso de drogas no Brasil segue aumentando em faixas etárias cada vez mais precoces em todos os segmentos sociais e camadas populacionais; porém, nas classes marginalizadas, além das perdas em termos econômicos e do prejuízo em termos de cidadania, configura-se um drama de degradação e exclusão que merece um olhar e uma abordagem cuidadosos.”

O consumo de crack causa impactos profundos nas relações familiares,onde muitas familias acabam não aceitando e consequentemente não enfrentando,deixando transparecer a situação de incapacidade,de encarar e buscar solucionar esse problema.

DESENVOLVIMENTO

Os profissionais como assistentes sociais, têm um trabalho diferenciado e unificado, não podendo fragmentar a sua prática, pois usam de seu discernimento intelectual, e trabalham diretamente com a vida de outras pessoas, classes e comunidades.

São várias as atribuições do assistente social, devendo sempre,acolher, promover a inclusão social dos usúarios de drogas,estimulando uma qualidade de vida adequada,apoiando e prestando um atendimento direto de forma a resgatar o usúario que se encontra a margem da sociedade.

Diversos serviços de atendimento ao usuário de crack e outras drogas,ocorrem nas unidades de acolhimento,sendo prestados atendimentos totalmente volúntario,os Caps funcionam realizando acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários, fortalecendo os laços familiares e comunitários, atendendo aos usuários em seus momentos de crise.O trabalho do assistente social,prestado aos usuários de crack,deve acontecer em parceria com as famílias,com os profissionais da área de saúde,visando sempre prestar o apoio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com