TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Página Inicial » Ciências Sociais "Sociedade": Numa ótica De Norbert Elias

Pesquisas Acadêmicas: Página Inicial » Ciências Sociais "Sociedade": Numa ótica De Norbert Elias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 3

Após a leitura do texto A configuração “Sociedade": numa ótica de Norbert Elias, aponte semelhanças e diferenças da concepção de sociedade de Norbert Elias em relação às abordagens de Anthony Giddnes e Pierre Bourdieu. Publique sua atividade na Ferramenta Exposição.

Um ponto em comum entre estes três sociólogos situa-se na necessidade de caracterizar uma nova orientação para o estudo da história, estabelecer um novo caminho para analisar a configuração sociedade na relação entre indivíduos e sociedade. Tentando superar a dicotomia entre indivíduo e sociedade.

Norbert Elias procurou analisar e entender a sociedade como um processo em evolução e de desenvolvimento social linear, apontando que a sociedade constitui-se como um dos elementos essenciais de uma estrutura organizacional cujas atuações demonstram-se de diversas formas de inter-relacionamentos e entrelaçamentos sociais em que se permitem agrupar - igreja, escola, família, clubes sociais, partidos políticos, entre outras, em um único estudo e que esta jamais poderá agir individualmente. Com relação a este entendimento de jamais agir individualmente podemos entender que por base nas teorias de Pierre Bourdieu e Anthony Giddens existe uma semelhança, pois a sociedade e o individuo estão sempre em processo de mudança mútua.

O projeto de estudo de análise da sociedade proposto por Norbert Elias se torna diferente, em razão dele buscar analisar não o indivíduo em si, mas sim os conceitos fundamentais de formação,interdependência, equilíbrio das tensões, revolução social, mostrando os meios pelos quais se entendem os envolvimentos sociais em suas diferentes épocas, oportunizando, então, um entrelaçamento entre a história e a sociologia. Já questão central de Bourdieu baseada no conceito de habitus mostra a articulação entre como os indivíduos vivem e suas condições de existência e percepções dentro e fora de grupos sociais. Então há uma constante transformação tanto da sociedade como dos indivíduos. Dessa forma, os indivíduos modificam a sociedade ao mesmo tempo em que são modificados por ela.

Mais um ponto em comum entre esses sociólogos é que Norbert Elias tem como processo central o estudo do comportamento humano, da sua evolução e desenvolvimento social.

Assim sendo, Norbert Elias, evidencia a crítica sobre as teorias sociológicas da sociedade no século XIX por serem estáticas e mecanizadas, reservando para o homem somente um papel secundário, ou seja, o de cumprir apenas algumas funções. Esta é uma grande diferença entre Pierre Bourdieu e Anthony Giddens os quais pregam que o homem e a sociedade são dinâmicas e estão em processo de mudança mutua através de suas ações sociais. Com isso evidencia-se na teoria de Norbert Elias que o homem seja submetido à imutabilidade dos processos cíclicos do destino.

Norbert Elias distingue repetidamente, dentro de sua concepção de análise sociológica, que as "pessoas constituem teias de interdependência ou configurações de muitos tipos, tais como famílias, escolas, cidades,estratos sociais ou estados”. Este tipo de relação também é discutida por Pierre onde diz que não são as ações individuais que determinam a sociedade e nem a sociedade que determina a ação social, mas que há uma relação entre sociedade e indivíduo, que nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com