TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS FORAM AS EXPRESSÕES DA QUESTÕES SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL?

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem relatando sobre questão social, que vai se expandindo cada vez mais, diariamente, juntamente com os problemas que essa questão traz para a nossa realidade. Toda essa desigualdade social que existe hoje em dia é conseqüência de toda uma política que é engajada de forma errada, a sociedade que é a parte principal e a parte prejudicada nessa história, não toma medidas para eliminar esse mal.

Com toda essa discussão de questão social, onde faz parte desse enredo a violência, o analfabetismo, a pobreza, a educação entre outros, ficamos ciente de que tudo isso é um contexto que não se pode resolver em dias. Todos esses problemas sociais que fazem parte de nosso cotidiano são encarados pela população de forma obsoleta, onde os políticos fecham os olhos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUAIS FORAM AS EXPRESSÕES DA QUESTÕES SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL?

O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social,econômica como também cultural,ou seja,problemas da sociedade capitalista madura,do antagonismo entre o capital e o trabalho. a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se muito mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

O hoje no Brasil buscando refletir sobre as praticas cotidianas desenvolvidas pelo assistente social em luta na garantia dos direitos democráticos e universais dos cidadoes.Nos últimos anos,as crises das padrões produtivos da questão do trabalho e as recentes transformações societárias tem repercutindo diretamentenos políticos nos públicos de proteção social.

definição própria. Com isso, percebe-se como a população vê toda essa questão, sabe dos seus fatores e não colabora para o seu resultado.

Importa deixar claro que a questão social não é focada exclusivamente como desigualdade social entre pobres e ricos, muito menos “situação social problema”, tal como foi encarado no Serviço Social, reduzido a dificuldades do indivíduo.

2.2 COMO ERA TRATADA A QUETÃ SOCIAL NO INICO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.E AGORA,É NOMESMA FORMA?

No Brasil é resultado da falta de políticas públicas, onde vemos a maior parte da sociedade brasileira vivendo em miséria, afundando-se no analfabetismo entre outras questões sócias que só contribuem para grande o aumento da desigualdade em nosso país. Conhecem-se perfeitamente casos onde jovens e crianças são prejudicados por toda essa indiferença existente, são expostos a violência, na maioria das vezes passando fome e outra situações,muitas das vezes sem terem onde dormir, a distribuição de renda feita pelo governo é feita de forma errada, onde os beneficiados são aqueles que realmente não precisam. Toda essa desigualdade que é um fator que atinge não só o nosso país mais todo o cenário mundial.

As questões sociais é um assunto bastante discutido principalmente nos dias atuais onde o problema enfrentado pelas sociedades marginalizadas tem aumentado e ficado cada vez mais longe de serem aniquilados.

Nos últimos anos temos visto se alargar os problemas entre as classes sociais, ora porque a detentora de grandes capitais fica com toda parte de lucro e distribui o pouco para parte trabalhadora, ora porque diante de crises econômicas diminuem-se as ofertas de emprego e renda.

2.3 NA ATUALIDADE,QUAIS SÃO ESSAS EXPRESSÕES

É evidente que essas variáveis contribuíram intensamente para que a desigualdade brasileira permanecesse por séculos em patamares inaceitáveis. Todavia, a desigualdade social no Brasil tem sido percebida nas últimas décadas, não como herança pré-moderna, mas sim como decorrência do efetivo processo de modernização que tomou o país a partir do início do século XIX.

Junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidades sociais – educação, renda, saúde, etc. – a flagrante concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência. Essas são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.

Já no mundo atual a desigualdade tende a se acumular tantas diferencias na sociedade. Os que vêm de família modesta têm, em média, menos probabilidade de obter um nível alto de instrução. Os que possuem baixo nível de escolaridade têm menos probabilidade de chegar a um status social elevado, de exercer profissão de prestígio e ser bem remunerado. É verdade que as desigualdades sociais são em grande parte geradas pelo jogo do mercado e do capital, assim como é também verdade que o sistema político intervém de diversas maneiras, às vezes mais, às vezes menos, para regular, regulamentar e corrigir o funcionamento dos mercados em que se formam as remunerações materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com