TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  23/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.964 Palavras (16 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ATPS – Disciplina: Pesquisa em Serviço Social

“Projeto: Qualidade de vida do trabalhador”

Curso: Serviço Social - 5º e 6º Semestre

 

Marcela Maria da Silva Fermino RA 7534597354

Silvia M. dos Santos Bonfim RA 6955449182

Tutora de Ensino Presencial: Isabel Aparecida Buck Olivatto

Limeira - SP

 Outubro de 2015.

Sumário

Introdução

Sendo o conhecimento inerente à natureza humana, a ciência faz- se necessário para a explicação dos fatos e fenômenos. Ciência significa conhecimento, porém nem todo conhecimento pode ser considerado ciência.

 A ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível. (Gil, 2011, p. 3).  Por muito tempo a ciência era utilizada para explicar os fatos e fenômenos, assim como a lógica, a matemática, e a física. Somente a partir da metade do século XX, é que as Ciências Sociais, são consideradas ciências, porém foi questionada por alguns teóricos, pois não entendiam como conseguiriam provar cientificamente um fenômeno social? Porém com a metodologia científica, foi possível explicar os fenômenos sociais. Os métodos são procedimentos lógicos que deverão ser seguidos no processo de investigação, como: dedutivo, indutivo, hipoético-dedutivo, dialético, fenomenológico, experimental, observacional, comparativo, estatístico, clínico, monográfico.

A pesquisa social, como processo científico, busca desenvolver conhecimentos relativos ao homem em sociedade, em diferentes níveis e finalidades, podem ser classificadas em: exploratórias, descritivas, explicativas; e quando há envolvimento do pesquisador, dividem-se em pesquisa-ação e pesquisa participante. As etapas da pesquisa social devem obedecer alguns critérios como: formulação do problema, construção de hipóteses ou determinação dos objetivos, delineamento da pesquisa, operacionalização dos conceitos variáveis, seleção de amostra, elaboração dos instrumentos de coleta de dados, coleta de dados, análise e interpretação dos resultados, redação do relatório. (Gil, 2011, p.31, 32)

O Serviço Social, historicamente foi considerado, vocação, habilidade, ocupação, ofício; atualmente é reconhecido como profissão. Considerado por alguns profissionais, uma profissão essencialmente interventiva, a pesquisa como atitude investigativa, é inerente à profissão para elaboração de projetos de implantação de novas políticas sociais.

1. A Relevância da Pesquisa Social na Atualidade para o campo do Serviço Social.

O profissional do Serviço Social pode exercer suas atividades em diversos espaços, âmbitos e áreas (criança, adolescente, idosos, famílias, entre ouros) e diferentes setores (seguridade, saúde, previdência, assistência, educação, habitação, trabalho, prefeituras, hospitais, comércio, indústria, ONGs); exigindo desse profissional, um arsenal de conhecimentos variados.

No início a Pesquisa em Serviço Social ocorreu de maneira superficial, pois consista apenas nas coletas de dados, dos aspectos comportamentais e as condições de vida dos usuários. Foi a partir da década de oitenta, quando se inicia o processo de ruptura, é que a profissão se coloca como objeto de estudo, e preocupa-se em não apenas coletar dados, mas também investigar as questões sociais, para compreender a realidade social e suas demandas.

A atuação interventiva desse profissional, frente às diferentes manifestações sociais, busca contribuir para redução das desigualdades e injustiças sociais, como também à garantia de direitos e fortalecimento dos processos de resistências e autonomia dos sujeitos.

Inicialmente as Pesquisas realizadas tinham como objetivo principal “manter o controle” dos indivíduos de possíveis rebeliões e manifestações contra o governo, e para que se “adequassem” aos padrões determinados pela sociedade. Para romper com esta perspectiva conservadora, foi preciso à implantação do projeto ético-político da profissão, formando profissionais capacitados, que se preocupam por ter uma postura crítica, atuante, interventiva e de qualidade, para atender e atuar de maneira mais eficaz aos reclamos sociais.

Compreender a realidade não é algo fácil, pois dentro de todas as realidades temos as suas particularidades, sendo assim a atitude investigativa desse profissional se fazem necessário, podendo utilizar-se de várias teorias como o marxismo, fenomenologia, positivismo, entre outros. Sendo assim, o Serviço Social é uma profissão interventiva (desvendando problemas com base nas realidades sociais) e investigativa (pesquisar dados quantitativos e qualitativos da realidade).  

A Pesquisa no âmbito do Serviço Social, no primeiro momento serve para produzir conhecimento, e acima de tudo proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população, mas não basta apenas pesquisar por pesquisar sem trazer nenhuma relevância para a sociedade, ou seja, sem que haja a identificação de um problema.

Segundo Gil (2011, p. 35),

Um problema será relevante em termos científicos à medida que conduzir à obtenção de novos conhecimentos. Para se assegurar disso, o pesquisador necessita fazer levantamento bibliográfico da área, entrando em contato com as pesquisa já realizadas, verificando quais os problemas que não foram pesquisados, quais os que não o foram adequadamente e quais os que vêm recebendo respostas contraditórias. Este levantamento bibliográfico é muitas vezes demorado e pode constituir mesmo uma pesquisa de cunho exploratório, cujo produto final será a recolocação do problema sob um novo prisma.

Com relação aos objetivos das pesquisas, cita Pereira (2005, p.25),

Existem pesquisas com objetivos de testar teorias, produzir novos conhecimentos ou fazer avançar os quadros conceituais existentes, os modelos analíticos disponíveis e seus dispositivos metodológicos, referentes a um determinado campo do saber; mas também existem outras investigações menos complexas, embora não menos importantes, como as que são realizadas para resolver problemas práticos ou particulares.

Para a realização de uma Pesquisa, além dos critérios obrigatórios já mencionados anteriormente (métodos e técnicas), outros requerimentos subjetivos como autenticidade, curiosidade e rigor investigativo, aplicados junto com os propósitos de rompimento de preconceitos e falsas evidências e de contribuição para a satisfação das necessidades sociais, são procedimentos indispensáveis para se fazer uma pesquisa e com ela obter conhecimento.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (241.7 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com