TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Influencia Dos Avanços Tecnológicos E Dos Polos Educacinais Na Migração Atual

Exames: Qual A Influencia Dos Avanços Tecnológicos E Dos Polos Educacinais Na Migração Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente assunto visa mostrar resumidamente o perfil migratório deste século, as influências dos avanços tecnológicos, dos pólos educacionais na migração atual. Analisaremos perspectivas migratórias com base nas diferenças regionais de rendas e salários e que papel deveria ter o Estado aos desafios migratórios globais.

A migração hoje é um barômetro de circunstâncias sócio-econômicas, entre o local de destino e de origem. As migrações internas e externas são facilitadas pelo transporte e comunicação mais baratos, há um movimento comum em conseqüência da crise, a curto e longo prazo.

Devido ao crescimento em muitas partes domundo, os elevados níveis de crescimento natural nas cidades, um contato permanente com etilos e vários outros países mais prósperos faz com que gere a migração internacional. Não há mais espaço, para onde mudar? Diante disso as pessoas mudam, fazendo surgir bairros miseráveis, aglomerações, há uma invasão do campo para a cidade a procura de melhores condições de vida.

No Brasil há padrões regionais de concentração de renda, níveis de produção, os bens e os serviços influenciam nos preços, nos salários, na oferta de mão de obra. O padrão econômico das pessoas é que determina o desenvolvimento regional, as políticas públicas tentam corrigir os desequilíbrios devido à concentração de fatores em determinadas regiões.

Este trabalho mostra que uma política regional de incentivo a concentração produtiva pode ser adequada ou não, a influencia de mão de obra e mercado de bens de serviço interagem juntos, estes distinguem uma região. Neste contexto a migração ocupa um papel importante no desenvolvimento da economia.

desenvolvimento

Está no DNA brasileiro conviver com diversidade étnica. O país tem um caráter mestiço, multicultural, pacífico, suavizado em seus traços racistas. Em momentos diferentes da história brasileira, houve grande demanda de mão-de-obra, 192 milhões de brasileiros diluíram-se em um milhão de estrangeiros, dos quatro cantos do mundo. Uma forte geração, com sotaque latino-americano, com cores da África, olhares do oriente.

O Brasil do século XXI tem um contingente migrantetemporário, e definitivo, alguns vêm com destino certo outros só alimentados por sonhos. O Brasil tem feito alguns acordos para regularizar a situação dos imigrantes, como o Processo de Anistia de 2009 regularizando a entrada estrangeira a partir de Fevereiro de 2007.

É preciso reconhecer que a não-migração também é associada à pobreza, à miséria, à violência e a todas as formas de exploração comumente relacionadas com a migração – muitas vezes de modo ainda mais exacerbado. (Martine, George)

O Brasil busca a inserção dos estrangeiros eles têm vindo ao Brasil por meio de abertura de empresas que aplicam recursos no Brasil. Há profissionais qualificados que vêm ao Brasil implantar profissões, contribuir para o desenvolvimento do país, repassando conhecimento e experiências aos trabalhadores brasileiros.

perfil migratório e a tecnologia

Com o final da escravidão abriu-se espaços para ondas migratórias, subsidiadas numa transição para o trabalho assalariado. A mão de obra Européia veio suprir o Brasil, no começo do século XX, a elite brasileira tinha uma teoria que era o embranquecimento da população. Hoje os motivos são outros, é a busca por melhores condições de vida, nas grandes metrópoles, causando a desigualdade social pelas condições subumanas dos trabalhadores.

Esses movimentos migratórios estão diretamente relacionados ao processo histórico de formação e ocupação do território brasileiro. No bojo desse processo também estão as explicações dos motivos que levaram à concentração econômica e demográficae às disparidades que caracterizam os níveis de renda das diversas regiões do país. (Oliveira, Carlos)

O perfil migratório hoje, tanto interno como externo esta inserido, no envolvimento da economia, com seu crescimento no âmbito internacional. A influência da tecnologia trouxe transformação ao mundo, mas ao mesmo tempo desemprego. Diante da globalização o horizonte do se estende ao mudo, pelo cinema a televisão, para o migrante não há fronteiras.

Os avanços tecnológicos influenciam o homem a formar ideologias a fim de justificar realidades. A mídia como instrumento mistificador de relações sociais procura camuflar a visão das camadas populacionais, para não aguçar as contradições, evitando assim conflitos sociais, das classes.

A informática aplicada à educação tem funcionado como instrumento para a inovação, por se tratar de uma ferramenta poderosa e muito valorizada pela sociedade. Facilita a criação de propostas ganham hoje a atenção de professores coordenadores, diretores, pais e alunos.

Os meios tecnológicos encarregam de mostrar a visão ideológica das desigualdades sociais, mostrando a capacidade de cada um, os capazes possuem e os incapazes, não possuem. A ideologia fragmenta as relações, as superestruturas condicionam a pensar a agir, a migrar, não migrar.

A diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com