TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Influencia Dos Avanços Tecnologicos Nos Polos Educacionais No Migraçao Da Atual

Ensaios: Qual A Influencia Dos Avanços Tecnologicos Nos Polos Educacionais No Migraçao Da Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Todas as relações familiares por um longo período sofreram interferências fortes que ao longo do tempo tiveram suas modificações, enquanto o trabalho que se entende como um processo amplo entre a natureza e o homem, onde o mesmo enfrenta como um poder natural, em palavras de Karl Marx, com a matéria da natureza. À medida que estas duas forças se relacionam, entrelaça entre elas impacto de consequências por toda nossa sociedade. A família antes da década de 90 era provedora de todos os rendimentos que chegavam aos seus lares, com uma mão de obra continua e empenhada.

A situação social era um quadro com inúmeros empregos, mais de contra partida não havia a mão de obra especializada, o desenvolvimento social e a tecnologia deram a oportunidade para uma nova situação social, econômica e politica para o país. Preservando agora a produtividade, muitas indústrias e profissionais que por causa da competitividade buscam desempenho profissional, indiferentemente não ficam de fora as mulheres com sua inserção na área do trabalho, este grande marco se manifestou como uma das maiores mudanças no mercado de trabalho.

Nas últimas décadas podemos analisar de forma generalizada, uma transformação em todo contexto do mercado de trabalho e nas práticas que viabilialização conciliação entre trabalho e todas as responsabilidades familiares. As normas sociais que regularizam estas relações entre trabalho e família são socialmente construídas e suas políticas totalmente voltadas para um objetivo indicam como a sociedade percebida e valorizada essas duas dimensões.

O equilíbrio entre o trabalho e as responsabilidades familiares constitui um grande desafio até hoje, então por fim é necessária a formulação de politicas públicas para que atenda as diferentes e múltiplas necessidades, não só o modelo tradicional que atende apenas o homem provedor mais estratégias que atinjam de maneira ampla também as mulheres cuidadoras que estão inseridas no mesmo mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

A divisão social do trabalho é um termo que de forma generalizada em muitos estudos abrange diversas áreas como: a saúde, educação, sociologia etc. Esta surge quando determinados grupos de produtores desenvolvem atividades específicas em prol do desenvolvimento gerando certo grau de força e de organização interna entre estes grupos, mais basicamente esta vinculada a maneira pela qual as pessoas historicamente vivem na sociedade. Na antiguidade as pessoas se especializavam na construção e produção de um produto como os agricultores, alfaiates, costureiros entre outros até chegar seu produto final ou comercializando esses produtos nas comunidades e trocando um com os outros.

Atualmente estas produções são elaboradas de maneira industrializadas onde são máquinas que realizam todo o trabalho que antes eram realizados por mãos humanas, a vantagem de toda essa mudança nos faz refletir sobre um aumento na produtividade onde se cria um mercado mais amplo para comercialização tanto nacional como fora do país, de contra partida o funcionário procura se especializar em determinada área de sua atuação, pois são requisitos primordiais na admissão e aumento da competitividade empresarial.

Em consequência de todo esse avanço da tecnologia e desenvolvimento, várias organizações de trabalho são criadas na sociedade que se tornam diferentes pela forma que é implantada e por sua produção. Os problemas enfrentados por trabalhadores e seus esforços para conciliar o trabalho com a vida familiar-pessoal inevitavelmente afetam as empresas e se tornam incompatível com as condições de trabalho e as responsabilidades familiares que tendem a diminuir a produtividade e gerar uma maior rotatividade.

As relações familiares na contemporaneidade concedem normas sociais que regulam as relações entre trabalho e família que são socialmente construídas onde essas políticas estão voltadas com um objetivo comum a sociedade onde a mesma percebe e valorizam essas duas dimensões, trazendo fatores que contribuem para toda essa mudança no processo histórico e na estruturação da família, antes mais ou menos na década de 70 eram as famílias que sustentavam toda crise econômica, onde a maioria não dispunha de nenhum rendimento para manter suas necessidades básicas, a crise social trazia uma interrogação no que se referem a estruturação familiar, pois as taxas de desemprego eram altas, trabalho de maneira informal e as condições de sobrevivência eram mínimas. Na década 90 essas relações de mercado e industrialização vêm crescendo e com isso causando modificação no status social das famílias, o capitalismo trouxe ao longo do tempo um processo de mudanças nas relações entre os indivíduos. As famílias contemporâneas tendem a avançar para o sucesso de realização econômica e social desde que bem utilizados toda tecnologia hoje disponível, pois o mau uso causa uma individualidade entre os mesmos, onde cada um, procura sua melhora profissional se submetendo muitas vezes a deixar filhos por logos períodos não participando e vivenciando momentos familiares importantes, a tecnologia deve entrar de maneira útil e edificadora para o crescimento das famílias.

Nas ultimas décadas do século XX, presenciamos um dos fatos mais marcantes na nossa sociedade que foi a inserção, cada vez mais crescente e atuante, da mulher no campo do trabalho, talvez isso se explique pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais. As mulheres passam então a compartilhar junto aos homens o tempo que seria dedicado apenas ao trabalho remunerado mais um processo igualitário nesta redistribuição deveria acontecer, mas não ocorreu, pelo menos nas tarefas domesticas se produziu um aumento significativo e grande oferta de serviços público que apoiam estas atividades.

A falta de oportunidades de conciliar o trabalho com responsabilidades familiares permite que as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda se tornem restrita, principalmente para famílias que não possuem uma boa renda familiar, assim se concentra e prolonga-se pobreza crescendo ainda mais as desigualdades socioeconômicas.

Atualmente, ainda a concentração das mulheres é crescente exercendo diferentes ocupações de manicure, professora, em serviços públicos e até mesmo no serviço doméstico remunerado, trabalhadoras essas com nível social, raça e escolaridades diferentes.

3 CONCLUSÃO

Com a entrada da classe feminina no mercado de trabalho modificaram o perfil da família, e importantes fenômenos e movimentos sociais aconteceram. Nesse contexto não se pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com