TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia Dos Avanços Tecnologicos E Dos Polos Educacionais Na Migração Atual

Ensaios: A Influencia Dos Avanços Tecnologicos E Dos Polos Educacionais Na Migração Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

A divisão social do trabalho constitui um elemento importante na compreensão da sociedade industrial e das relações que a constituem. E em termos gerais ela pode ser entendida como fenômeno social relativo à forma do ser humano reproduzir e produzir a vida.

Assim para maior compreensão será utilizado dois referencias teóricos referente à divisão social do trabalho: de Karl Marx e Emile Durkeim

2.1 ESTRUTURA.

O Complexo de Golgi tem uma morfologia característica consistindo em sáculos achatados, chamados de cisterna membranosa, que tem a forma de discos, com bordas dilatadas e vesículas e túbulos associados. As cisternas cuja espessura média é de 10 nm, são arranjadas em uma pilha ordenadamente, como uma pilha de panquecas, e são curvadas assemelhando-se a tigelas rasas. O número de cisternas por Complexo de Golgi varia de acordo com o tipo de célula estudada e em função do estado fisiológico da mesma. Tipicamente, uma pilha do Golgi contém entre 4 a 8 cisternas. Essas cisternas não têm continuidade física entre si, havendo espaços de 20 a 30 nm entre elas, que são preenchidos por uma matriz protéica difusa que se associa externamente às membranas do Complexo de Golgi. Essa matriz é capaz de se ligar a enzimas localizadas nas membranas do Complexo de Golgi e parece formar um arcabouço envolvido na manutenção da organização das cisternas dessa organela. Muitos componentes dessa matriz são proteínas com segmentos em espiral espiralada e, portanto, bastante resistentes. Dentre elas destacam-se a GM130 e a pl 15.

O complexo de Golgi é dividido com muitos compartimentos funcionalmente distintos, arranjados ao longo de um eixo a partir da face cis ou face de entrada junto do RE (Retículo Endoplasmático) para a face trans ou face de saída na extremidade oposta da pilha. A cisterna cis da organela é composta de uma trama interconectada de túbulos referidos como a rede cis do Golgi (CGN - eis Golgi network). Considera-se que a CGN funcione principalmente como uma estação de classificação que distingue entre proteínas a serem devolvidas para o RE e aquelas que são liberadas para prosseguirem até a próxima estação do Golgi. A principal região do complexo de Golgi consiste em uma série de cisternas grandes e achatadas, que são divididas em cisternas cis, medial e trans. A face mais trans da organela contém uma trama distinta de túbulos e vesículas chamada rede trans do Golgi (TGN - trans Golgi network). Como a CGN, a TGN é também uma estação de classificação. Proteínas são separadas na TGN em diferentes tipos de vesículas destinadas à membrana plasmática ou aos vários compartimentos celulares.

2.2 FUNÇÃO.

Nos diferentes compartimentos do Complexo de Golgi, as proteínas e os lipídios provenientes do Retículo Endoplasmático sofrem importantes modificações estruturais, dentre as quais se destacam glicosilação, sulfatação e fosforilação. O processamento dessas proteínas e lipídios, que em alguns casos é iniciado ainda no RE, é fundamental para que essas moléculas desempenhem adequadamente suas funções.

O procedimento acontece da seguinte forma: as proteínas do retículo endoplasmático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com