TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a distinção entre ética e moral?

Por:   •  4/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 1
1. Qual a distinção entre ética e moral?

Ética é um conjunto de conhecimentos do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional.  É uma reflexão sobre a moral.  Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas por cada cidadão.  Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o certo ou errado.

2. O que é necessário considerar para a formulação de juízos éticos? Explique.

Um juízo ético é um exercício reflexivo de busca de equação entre o aceitável como justo e legítimo e os princípios que orientam a habilidade de julgar

Aula 2
3. Qual a relação entre Ética e Felicidade para Aristóteles?

Pode-se afirmar que, para Aristóteles, a felicidade é o resultado do saber viver. Entendendo a ética como a arte de viver, o resultado desse viver será a felicidade.  Em todas as suas ações o homem visa alguma finalidade, alcançar um bem.  Há, porém, uma hierarquia de bens.  Numa hierarquia de bens e fins ordenados uns aos outros é preciso que haja um bem final que sintetize todos e que é será o fim último e supremo.  Para Aristóteles este bem maior, que é o fim de todas as ações humanas é: felicidade.

Aula 3
4. Discorra sobre o imperativo categórico e o agir por dever como fundamentos da ética kantiana:

O imperativo categórico é um mandamento da razão.  Isso significa que o nosso agir precisa ter validade universal para ter caráter moral, ou seja, antes de qualquer ação devo fazer a pergunta:  todos aceitariam a escolha que faço?  Assim, a ação ganha caráter universal, por estar fundamentada na   razão.  A   razão manda categoricamente, sem espaço para abrir uma exceção para mim.  Agir por dever é agir conforme a razão e, somente na razão encontramos as respostas para fundamentar a ética.

Aula 4
5. Que critérios podem ser utilizados para fundamentar nossas escolhas considerando a teoria ética utilitarista?

Para que o indivíduo saiba discernir as boas das más ações é preciso encontrar um critério geral de moralidade.  O critério da moralidade de um ato é o   princípio da utilidade, onde uma ação   deve ser realizada somente se dela resultar a máxima felicidade possível para as pessoas ou as partes que por ela são afetadas.  O princípio de utilidade é por isso conhecido também como princípio da maior felicidade.

Aula 5
6. Quais as principais críticas elaboradas por Nietzsche e Foucault à moral?

Nietzsche acredita que os valores de cada um são atribuídos através da criação humana e que a moral é apenas uma ilusão.   Os seres humanos   são diferentes uns dos outros, o que os faz terem seus próprios pensamentos, baseados em sua vivência.  Ele utiliza a genealogia em suas investigações.  Traz a vontade como afirmação do principio

Da vida, sendo imprevisível.  Assim   como Nietzsche, Foucault segue a linha da genealogia, mostrando os acontecimentos como consegue nicas de jogos de poder

Aula 6
7. No regime democrático, quais os remédios para o distanciamento do representante em relação à comunidade que ele representa?

Os três remédios citados pelo professor são eles: eleições periódicas, mandados ter prazos definidos, e o povo ser chamado para opinar sobre os deverem de seus representantes, em minha opinião são pontos importantíssimos, que nos cidadãos estamos deixando a desejar no momento, poderíamos cobrar mais de nossos representantes, soluções, explicações e prestações de contas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com