TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  1/12/2018  •  Artigo  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS- FINOM

FRANCIELE LOPES SANTANA

MYLENA CRISTINA FERREIRA RIBEIRO

O QUE É QUALIDADE DE VIDA E COMO AFETA O TRABALHO

Paracatu (MG)

Setembro/2017

Sumário

Introdução        3

Qualidade de Vida no Trabalho        4

Autoestima e Qualidade        4

Clima Organizacional e sua influência        5

Segurança e Saúde contribuem para a Qualidade de Vida no Trabalho        6

Condições para a Qualidade de Vida        6

Doenças Ocupacionais        7

Considerações Finais        10

Referências Bibliográficas        11

Introdução

Sabe-se que a satisfação dos funcionários melhora a produtividade na empresa. Após estudos feitos, pode-se entender que um conjunto de técnicas e habilidades adotadas, traz melhoria para o ambiente de trabalho. Para isso, é necessário que o colaborador goste da função que exerce, esteja confortável em seu espaço e que consiga evoluir em seu cargo. Assim, o funcionário exerce sua função habilidosamente e garante seus benefícios e direitos, e a empresa tem funcionários com melhor rendimento. Ambos os lados saem ganhando.

A qualidade de vida no Trabalho sofre influência da vida fora dele. De como a pessoa age, se comporta, vive, dorme, descansa, etc. Assim, a qualidade de vida são condutas dentro e fora do ambiente de trabalho, de forma que pode ser alterada para o bem estar do funcionário e da empresa.

O clima organizacional é tão relevante, referente e importante quanto às doenças ocupacionais nas pautas dos mais diferenciados setores. Assim a produtividade e a qualidade estão diretamente ligadas à boa qualidade de vida do colaborador. Contudo, manter uma boa qualidade de vida, o cérebro em exercício e o corpo descansado são essenciais para uma boa produtividade e reconhecimento dentro do ambiente de trabalho.

Dessa forma obtém-se o equilíbrio entre o trabalho e a vida como um todo, de forma que se viva bem e com conforto, saúde, satisfação e bem-estar.

Qualidade de Vida no Trabalho

Segundo Chiavenato (2002, p. 391), “a QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade”.

Tratando-se de qualidade de vida e trabalho ou de qualquer espécie de qualidade considera o bem estar de modo geral sem deixar de lado os valores humanos e ambientais.

Foi em meados dos anos 60 que a qualidade de vida do trabalho ganhou ênfase, quando líderes e administradores perceberam que a qualidade de vida tinha influência no rendimento e produtividade dos funcionários. Então, concluíram que um funcionário motivado e feliz produz mais e melhor.

As empresas visam também atividades voltadas a comportamento interpessoais, conscientizando sobre a importância de buscarem melhores formas de organizar o trabalho com a finalidade de minimizar os efeitos sobre o colaborador e garantir bem-estar a todos.

Autoestima e Qualidade

Percebe-se que os Recursos Humanos têm importante função nesse quesito, já que são responsáveis por promover os treinamentos, integração social, palestras motivacionais, ou seja, manter alta a autoestima dos funcionários. Essas ações são importantes, pois visam melhorias para o colaborador e garante aos funcionários o direito a liberdade de expressão, satisfação, saúde e boa qualidade de vida.

A autoestima e qualidade são fortemente associadas. Pois ambos se influenciam diretamente com o interior de cada um, em como a pessoa se avalia, como é o estado emocional e como gostaria de ser.

O processo de se aceitar sofre interferência da sensação de bem-estar, de ser amado, ser aceito. Pois o resultado destas é relacionado à depressão, ansiedade, alterações de humor, entre outros. Esse desenvolvimento é ligado da sensação do bem-estar, ser aceito no campo de integração, conseguir realizar tarefas de formas autônomas e independentes. Para isso é bem importante que o colaborador esteja disposto e preparado para situações onde haja desgastes e pressão.

O fato de ter autoestima fortalecida, não diz que só acontecerão coisas boas. Mas quando algo ruim ocorrer será mais fácil administrar os sentimentos e emoções, e buscar as melhores soluções.,

Clima Organizacional e sua influência

O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente institucional, ou seja, àqueles aspectos do ambiente que levam à provocação de diferentes espécies de motivação. Clima Organizacional é um conjunto de técnicas para entender, mudar e desenvolver a força de trabalho da empresa a fim de melhorar sua eficácia. Fundamenta-se em valores humanistas e democráticos e enfatiza o enfrentamento de problemas e conflitos entre indivíduos ou em grupos de trabalho.

Não confunda QVT com politica de benefícios, nem com atividades festivas de congraçamento. A qualidade tem a ver direta e essencialmente com a cultura organizacional. É os valores e filosofia da empresa, o clima participativo, o gosto por ser parte e as perspectivas empresa-empregado.

De acordo com Werther (1983, p. 71), “além do desafio de proverem oportunidade de emprego, os departamentos de pessoal também procuram melhorar a qualidade de vida no trabalho. Os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos produtivos e satisfatórios”. Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título “qualidade de vida no trabalho”, a maioria dos métodos acarreta à reformulação de cargos com a participação dos trabalhadores afetados.

O trabalho é indispensável para que as subdivisões possam responder as partidas organizacional, ambiental e comportamental e as mudanças, já que quaisquer desses fatores podem afetar a qualidade de vida. Para que haja boas respostas em relação às mudanças é necessário incentivar o trabalhador, permitindo um local de participação, de integração com supervisores, com colegas conforme as necessidades que apresentam. E assim os funcionários irão se sentir bem e os gestores validando que todos têm uma função importante dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (309 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com