TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Introdução à Leitura de Platão

Por:   •  18/1/2017  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Discente: Ricardo Moussalle Racic

Docente: Carlos Visintainer

Disciplina: Introdução ao Pensamento Filosófico

1.Qual a verdadeira lição dada por Sócrates a Menon no diálogo?

Primordialmente deve-se elucidar que a verdadeira lição de Sócrates a Menos não foi sobre virtude. Menon não estava interessado durante o diálogo em estudar a raiz do conceito e compreendê-lo a ponto de questionar sua origem, queria mesmo saber se uma virtude poderia ser ensinada para que pudesse ser conduzido às coisas boas da vida, como riqueza, sucesso e poderio. Os pensamentos dos dois movem-se em planos diferentes. Sócrates através de sua retórica mostra a Menon que este não entende o que é virtude, apesar de afirmar compreender os pontos levantados. Ele demonstra que Menon não está convencido de sua ignorância e por isso não faz esforço algum para relembrar as verdades esquecidas que são inatas à alma (semina scientiarum, como chamará Descartes dois mil anos mais tarde).

3.O que significa a dialética socrática?

        A dialética socrática está ligada a sua presunção de que a alma humana é capaz de relembrar conhecimentos e Sócrates usava o dialogo para levar a alma humana de encontro ao saber esquecido. Sua dialética vale-se em um primeiro momento da ironia para forçar o interlocutor a cair em sua própria ignorância e usar o senso comum, mostrando-lhe o quão insuficientes são suas ideias. Em um segundo momento Sócrates valia-se de sua maiêutica, ou seja, iluminava as respostas dos interlocutores por meio de um processo de reflexão sobre o conhecimento em questão para fazer com que o entendimento venha do interior da alma humana e possa então nos levar à verdade.

4.No diálogo Protágoras a discussão sobre as virtudes acaba se convertendo em uma filosofia moral. Qual é a filosofia moral socrático-platônica apresentada no diálogo?

A fundamentação da filosofia moral socrático-platônica está na afirmação socrática de que existe um saber universalmente verdadeiro. É na razão humana que se sustentam as normas e valores morais, sendo por esse motivo que a ética platônica é denominada de racionalista. Para Sócrates a má escolha entre os bens e os males é fruto da ignorância, da falta de saber.

6. Qual é a resposta platônica ao desafio amoralista lançado por Cálicles de Górigias e Trasímaco da República?

        Neste ponto Platão evidencia o fim do método intelectual de Sócrates, mostrando que a razão não pode convencer aquele que não quer ouvi-la. Para Platão a filosofia não pode forçar alguém a ouvi-la e a dialética não se aplica àqueles que não querem escutá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com