TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre O Filme: Tempos Modernos

Exames: Questionário Sobre O Filme: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  5.935 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário sobre o Filme: Tempos Modernos

“Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade.” (CHAPLIN, 1936)

1) Qual o cenário retratado pelo filme? Discorra os acontecimentos que circunscreveram o tema tratado no filme e a relação social de trabalho que esses acontecimentos suscitaram.

O filme ocorre num ambiente fabril no contexto da Grande Depressão, no início da década de 1930, que delineou um quadro de mazelas sócio-econômicas traduzido no desmoronamento das esperanças e no desespero pela sobrevivência, sobretudo das camadas mais baixas da população que encarou fome, superpopulação, desnutrição e doenças. O ambiente da fábrica traz informações importantes sobre os elementos constitutivos do modo de produção capitalista e da sociedade norte-americana da época. A linha de montagem fordista com sua extrema especialização produz partes de mercadorias não-identificadas (no filme não consegui identificar o que está sendo produzido, parece-me apenas que é uma fábrica de componentes elétricos). Fica evidente que o trabalhador perde a noção total de produto dada à divisão de tarefas. Desse modo, o trabalho ganha caráter abstrato (o que hoje conhecemos por trabalho alienado).

O elemento central na tragicomédia é a sensação de estranhamento à sociedade, tanto no ambiente de trabalho quanto em seu cotidiano sempre há um desajuste à realidade. No filme, a máquina toma o lugar dos homens, e com o sistema desigual houve o acarretamento de manifestações e greves porque os lucros vinham de poucos operários. Essa crise deixou muitas pessoas desempregadas ou com dificuldades para se manter, o que gerou o aumento na criminalidade e na escravização. O capitalismo selvagem de Tempos Modernos é atual e nos reflete hoje, mas com uma imensidão de diferenças de épocas e anos de tecnologia, talvez essa seja a maior reflexão suscitada pelo filme.

2) Em que medida a crítica de Chaplin dirigida ao mundo moderno de então pode fazer sentido hoje? Podemos visualizar esse cenário nos dias atuais? Discorra a que essa crítica, particularmente, se dirige e se ela ainda é pertinente na atualidade.

As críticas do filme são atuais, pois o modelo de produção desenfreada compromete a criatividade do trabalhador e, sobretudo, a percepção do mundo ao redor. A rotina subtrai a capacidade de analisar possibilidades ou, até mesmo, soluções eficazes dentro de organizações e equipes. O trabalhador está exposto a egos e exigências que são passados em forma de metas, algumas impossíveis, e tudo isso em prol de uma única coisa, o lucro. Paralelamente a questão da generosidade não está ligada necessariamente ao dinheiro e, sim, no quão bom e altruísta você pode ser com o próximo. Dentro de uma equipe organizacional, passamos mais tempo competindo e formalizando ações, que nos esquecemos de praticar a generosidade com alguém que precise de nosso conhecimento para evoluir profissionalmente. E, quanto à pertinência da crítica de Chaplin na atualidade, cumpre dizer: o mais interessante é que evoluímos tanto e continuamos os mesmos operários repetitivos e fadados a uma rotina. A discussão aqui fecha com uma reflexão, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com