TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Durkheim Intro Ciências Sociais

Por:   •  31/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Questões para resposta e debate na próxima aula:

1. Em “A divisão do Trabalho Social”, Durkheim discute o conceito de diferenciação social como causa para a divisão do trabalho na sociedade. Explique o posicionamento de Durkheim em relação à este conceito e sua influência sobre a divisão do trabalho.

A visão de Durkheim entende que a divisão do trabalho se dá a partir da ideia de solidariedade social, isto é, a forma que o indivíduos se relacionam dentro de uma sociedade, dependendo ou não do trabalho do outro.

2. Explique os conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.

Solidariedade mecânica é associada às sociedades simples, com pouco grau de complexidade, possuem pouca relação com outras sociedades e as funções individuais são bem menos inter-relacionadas.

Solidariedade orgânica é associada à um organismo vivo, assim como os órgãos de um corpo, cada parte desta sociedade possui uma função, é uma sociedade mais complexa e um alto grau de contato e dependência com outros indivíduos de outras sociedades, significa que se uma parte desse corpo social não funcionar corretamente, afetará o funcionamento das outras partes.

3. Para Durkheim, qual é o principal problema das sociedades modernas, expresso em “O Suicídio”?

A relação entre os indivíduos e o grupo, em que o individualismo se agrava e o homem espera mais da sociedade do que esta está apta a lhe dar.

4. Como Durkheim analisa a ocorrência de suicídios na sociedade moderna? De que forma ele explica as suas causas?

Ele identifica três tipos, cada qual com suas respectivas causas. São eles o suicídio egoísta, relacionado ao contexto social do indivíduo (influenciado por fatores como gênero, idade, religião, vínculos familiares), que em determinados contextos se vê sem obrigações familiares e foca em si próprio, tornando-se mais insatisfeito em seus sempre crescentes desejos; o suicídio altruísta, que, pelo contrário, se dá quando o indivíduo se vê tão intrínseco ao grupo em que está inserido que se sacrifica por imperativos sociais, obedecendo ao grupo acima de seu próprio instinto de sobrevivência; e, por fim, o anômico, para Durkheim o mais característico da sociedade moderna: este ocorre na interação entre o indivíduo e seu contexto histórico, da perspectiva econômica ou social (observando-se as alterações em momentos de crise econômica, guerras ou de tendências sociais como o aumento dos divórcios).

5. Nas três primeiras obras apresentadas, como Durkheim explica os fenômenos a partir da visão sociológica?

Na perspectiva de Durkheim, os fenômenos ocorrem de forma exterior ao indivíduo, sendo um produto da sociedade e não de seus indivíduos constituintes (de fora para dentro, ao invés de dentro pra fora, por assim dizer). Aí se justifica sua perspectiva sociológica, pois devem ser estudados a partir da sociedade ao invés de na psicologia ou na individualidade das pessoas.

6. Como é definido o “fato social” para Durkheim?

Para Durkheim, o fato social é toda forma de pensar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com