TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sociais e suas Expressões

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Questão Social e suas Expressões

Com o fim do regime absolutista na França no século XVI, influenciados pelas idéias dos filósofos iluministas da época, e ao mesmo tempo a revolução industrial na Inglaterra, a Europa vivenciou um novo modelo de sociedade. Trata-se da sociedade capitalista. O sistema capitalista não visava a satisfação do homem como trabalhador, mas sim somente o lucro nas vendas e trocas de mercadorias.

Esta sociedade tinha um modelo, em que os empreendedores ou empresários chamados de burgueses, estavam no topo da camada social e ditavam as regras. Por outro lado, estavam os trabalhadores que eram explorados por longas jornadas de trabalho e que eram conhecidos por proletários, ou aqueles que vendiam a sua força de trabalho, para garantir o bem estar de sua prole.

O crescente processo da industrialização, que visava somente os interesses capitalistas da classe dominante, repercutiu de uma maneira intensa na vida rural, fazendo que os seus trabalhadores migrassem para os centros urbanos. Esses centros urbanos, que são as cidades não estavam preparadas estruturalmente para receber tal demanda, ao passo que os novos habitantes, oriundos da zona rural foram recebidos nas periferias das cidades.

Exemplo disso no século XVI, a cidade de Manchester na Inglaterra que vivenciou o processo da industrialização, teve essa crescente demanda de moradores da zona rural para as suas periferias, e ali esta população não tinha o mínimo necessário de estrutura que lhes garantissem o acesso adequado à habitação, a água, saúde e estruturas sanitárias, que com o passar dos tempos começaram a aparecer os sintomas das enfermidades como o tifo, cólera e a febre amarela.

O trabalhador como uma classe da sociedade, ao longo dos anos tem experimentado as transformações econômicas, politicas e sociais que regem o sistema capitalista. Por este motivo surgiu na Europa por volta do século XIX, um mecanismo, que visava politicas sociais beneficiando a classe trabalhadora. Esse mecanismo, podemos denominar como a Questão Social.

A questão social em sua trajetória teve alguns conceitos. O Sociólogo francês Robert Castel analisa que: “ a questão social sofreu modificações ao longo do tempo, mantendo-se em essência a mesma” (ROBERT CASTEL, 1998).

A sociedade em que vivemos é dividida por grupos que se destacam no meio em que vivem. O homem e sua condição social se distingue através do seu trabalho. Castel defende a constituição de três zonas: “a)-Zona de Integração, correspondente coesão social com trabalho estável e a inserção relacional sólida; b)” Zona de Exclusão” ( desfiliação ), correspondente a uma ausência de participação em qualquer atividade produtiva e isolamento relacional; c)” Zona Intermediário”, correspondente a uma vulnerabilidade social, que conjuga trabalho precário e fragilidade dos suportes de proximidade”(CASTEL, 1998, pg 41)

Sob a ótica de Castel, “a sociedade atual encontra-se num dilema: aceitar uma sociedade inteiramente submetida às exigências do mercado ou construir uma figura do Estado Social capaz de atender ao novo desafio.

No Brasil, a situação da questão social, não é diferente. Vemos as grandes capitais sofrerem com esta questão. Pegamos por base as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, que diariamente constatamos, através da mídia, as suas mazelas.

Assim a Assistente Social Carmelita Yazbek, conceitua esta questão no Brasil:

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com