TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino Integração Escola Comunidade

Por:   •  12/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

        

LICENCIATURA EM QUÍMICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 2 - ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

DÉBORA DE JEOVÁ FERNANDES - RA - 1860713

POLO - SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP

2019

DÉBORA DE JEOVÁ FERNANDES - RA – 1860713

POSTAGEM 2 - ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Licenciatura em Química, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola - Comunidade, ministrada pela Professora Raquel Bokums”.

POLO - SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP

2019

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        3

2 - OBJETIVOS        3

3 - JUSTIFICATIVA        3

4 - DESENVOLVIMENTO        4

4.1 – MÉTODO        5

4.2 – ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        5

4.3 – AVALIAÇÃO        6

5 – RESULTADOS ESPERADOS        6

6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

1 - INTRODUÇÃO

Este projeto basea-se na expectativa que a comunidade tem em relação à escola. A participação da escola não está limitada somente aos alunos que a frequentam, vimos que esta participação necessita ser mais abrangente, atingindo toda a comunidade. Para isso se estabelecerá uma parceria entre a escola e a comunidade.

        Para que a escola prepare o aluno para exercer a função social de cidadão, se faz necessário colocá-lo frente a frente com os problemas vividos pela comunidade. A participação da família e da comunidade estreita o relacionamento entre os alunos e a equipe escolar. O papel social da escola é de extrema importância. Para tanto a escola deve atuar com a organização de projetos de extensão comunitária, proporcionando troca de informações, aconselhamentos e orientações com os mais diversos assuntos de interesse social.

        O tema escolhido é a dengue, tema importante e relevante devido a grande incidência de casos no município. O nosso lema será “ÁGUA PARADA”, NÃO CURTA ESSA IDÉIA, COMPARTILHE AÇÕES.

2 - OBJETIVOS

        - promover interação entre a escola e a comunidade.

        - erradicar os focos de proliferação da doença e as doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue.

        - falar sobre o mosquito Aedes aegypti, as doenças causadas por ele e os sintomas de cada uma delas.

        - conscientizar a população para o descarte correto do lixo como medida de prevenção.

3 - JUSTIFICATIVA

        

        O município tem enfrentado nos últimos anos uma epidemia de dengue, e já conta com 234 casos notificados até junho do ano corrente, sendo classificada como a 6ª cidade da região em casos da doença o que é bastante expressivo para um município pequeno. É comum em uma mesma família vários casos da doença e também pessoas que já foram acometidas por  mais de uma vez.

4 - DESENVOLVIMENTO

Essa relação de integração entre a escola e a comunidade, deve ser construída por iniciativa da escola.

Conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394, artigo 12 inciso VI: “Os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola” (Brasil, 1996).

É bem evidente que, atualmente, a participação da comunidade nas ações da escola torna-se algo de pertinente relevância, pois a escola reflete várias dimensões acerca do que ocorre fora de seus muros, dessa forma não há como não haver uma relação entre as instituições educacionais e a comunidade onde as mesmas estão inseridas. (Brasil Escola, 2016).

E, conforme BEZZERA et al (2010): “Para isso a escola deve oportunizar “situações de encontro” a fim de conhecer os recursos da comunidade e os aspectos da sua realidade, visando à melhoria do ensino-aprendizagem”.

Com relação ao tema Aedes aegypti é o nome cientifico do mosquito transmissor da dengue, febre amarela urbana, além da zika e chikungunya, doenças chamadas de arboviroses. Possui uma característica que o diferencia dos demais mosquitos, que é a presença listras brancas no tronco, cabeça e pernas.

        Os casos de epidemias das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti ocorrem no período das chuvas, de outubro a março, em razão das condições ambientais estarem mais propicias ao desenvolvimento dos ovos. No entanto, é importante manter a higiene e ter cuidado com todos os locais que podem acumular água parada em qualquer época do ano, pois os ovos são resistentes à dessecação e podem sobreviver no meio ambiente 450 dias, bastando pouca quantidade de água. Uma pequena poça já é suficiente para que haja a eclosão das larvas.

Sintomas das principais doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Febre amarela – febre alta, mal estar, dores musculares, dor de cabeça e calafrios.

Dengue – febre alta súbita, dor de cabeça e dor no corpo e articulações, náuseas e vômitos, podendo haver manchas vermelhas no corpo e coceira.

Zika - recente no Brasil e que tem provocado muita preocupação principalmente nas gestantes, pelo fato de estar sendo associada às ocorrências de microcefalia em recém nascidos, provoca febre não muito alta, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas no corpo com coceira, vermelhidão nos olhos e cansaço, algumas pessoas podem não apresentar nenhum sintoma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (259.9 Kb)   docx (133.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com