TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGIÕES DO BRASIL E SUAS CULTURAS

Por:   •  31/5/2019  •  Artigo  •  4.911 Palavras (20 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 20

O Brasil é um país com uma enorme extensão territorial, ele apresenta uma área de 8,5 milhões de km² e ocupa o quinto lugar no ranking mundial. Todo es

se território é dividido em cinco Regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.

Divisão regional do Brasil

 Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, cujas capitais são: Goiânia, Cuiabá e Campo Grande respectivamente. Nessa região está localizado a capital federal do brasil, Brasília. totalizando 1,6 milhões de km².

Sendo a segunda maior extensão territorial entre as regiões brasileiras, perdendo apenas para a Região Norte.

• Religião

Segundo o Censo de 2010 a religião predominante dessa região é o catolicismo e em segundo o protestantismo..

• Festas

A Cavalhada é a festa mais conhecida da região. Trata-se da encenação de uma batalha medieval realizada ao ar livre, onde um grupo de cavaleiros se veste de azul - representando os cristãos, e um grupo de cavaleiros se veste de vermelho - representando os mouros.

A festa tem a duração de três dias, cujo desfecho é a vitória dos cristãos sobre os mouros e a conversão destes para o cristianismo.

Outra festa típica é o Fogaréu. Trata-se de uma procissão em que é encenada a prisão de Jesus e, assim, se realiza na Semana Santa.

Além dessas festas, são ainda comemoradas: Folia de Reis, Festa do Divino, Festa de São Benedito, Romarias do Divino Pai Eterno, Congada de Catalão, Nossa Senhora dos Navegantes, entre outras.

• Danças e Musicas

Siriri - De cunho religioso, é dançada por homens e mulheres, inclusive crianças, ao som da viola de cocho - instrumento típico da região e reconhecido como patrimônio nacional, do ganzá e do mocho. Ao dançar os dançarinos parecem estar fazendo brincadeiras indígenas.

Cururu -Esta é dançada exclusivamente por homens ao som da viola de mocho, do reco-reco e do ganzá, bem como do desafio dos repentistas - herança dos migrantes paulistas. Também de cunho religioso, está presente especialmente nas festas do Divino Espírito Santo.

Música Sertaneja -A música sertaneja é a principal marca de expressão musical da região Centro-Oeste. Além dessa, o rasqueado e a guarânia também estão presentes na região.

• Culinária

Uma vez que a agricultura da região Centro-Oeste é rica no cultivo de milho, arroz e mandioca, encontramos na sua gastronomia, pratos como bolinho de mandioca, bolo de arroz, arroz com pequi, arroz carreteiro, arroz boliviano, farofa, curau, e Maria Isabel (arroz feito com carne de sol). É ainda bastante conhecido o empadão.

Outros pratos bem típicos são: galinhada, pamonha, mojica de pintado, caribeu e chipas (espécie de pão de queijo típico do Paraguai).

• Folclore

Dentre os mitos e lendas mais conhecidos da região Centro Oeste, estão as lendas do Pé-de-garrafa, Romãozinho, A Criação do Mundo, Arranca-Língua, Saci-Pererê, Lobisomem.

O Pé-de-garrafa é representado por um homem que vive na mata. Seu corpo é coberto de pelos e seus pés tem o formato de garrafa. No seu umbigo está a sua fraqueza. Já o Romãozinho é representado por um menino muito mal-criado, que maltrata os animais e assusta as pessoas.

• Clima

O clima da região centro-oeste do Brasil é o clima tropical semiúmido. Entre os meses de março a outubro a região centro-oeste recebe muita chuva e nos meses de abril a setembro predomina um clima seco.

Embora o clima tropical semiúmido seja o mais predominante na região, no Planalto Central o clima é o tropical de altitude.

• Industria

A participação da região centro-oeste na produção industrial ainda é relativamente baixa.

Em 2014, representou apenas 4,9% de toda a produção industrial do país. Isso acontece porque essa região, tradicionalmente, especializou-se em produtos agropecuários para exportação. Atualmente vem ocorrendo uma aceleração do desenvolvimento industrial no Centro-Oeste. Esse crescimento industrial é fruto do processo de mecanização do campo, que tem exigido cada vez mais infraestrutura para o desenvolvimento das atividades agropecuárias.

Entre os principais setores da indústria que têm contribuído para esse crescimento, estão as indústrias de: alimentos, mecânica, química e têxtil.

• Palavras Predominantes

Alugar: Conversa fiada.

Apiar: Descer

Arredar: Arrastar, Tirar

Baculejo: Revista policial

Bão?: Tudo bem?

Bão demais da conta: Muito bom

Barracão: Casa

Baú ou Buzú: Ônibus coletivo

etc...

 Nordeste

O Nordeste brasileiro é formado pelos estados do: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Cujas capitais são respectivamente: Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luiz, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal e Aracaju. Totalizando 1,5 milhões de km², sendo a terceira maior região em extensão territorial, e a região com maior faixa litorânea do país.

• Religião

A cultura nordestina é marcada por diversas manifestações religiosas que sofreram grande influência dos indígenas, africanos e europeus. A religião do nordeste é majoritariamente a católica, mas também há um espaço importante na região para outras religiões, como a fé Evangélica, o Candomblé e a Umbanda.

• Festas

Festa Junina - As festas juninas, as principais festas representativas da cultura do Nordeste, são comemoradas no mês de junho.

São festejadas com danças típicas como a quadrilha e o forró, bandeirolas, balões e fogos de artifício. As festas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com