TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO SERVIÇO SOCIAL I

Por:   •  14/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  6.921 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

POLÓ QUIXERAMOBIM - CE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

                                           RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO I

DENYSE MOREIRA MOURÃO

IPUEIRAS

MARÇO 2017

DENYSE MOREIRA MOURÃO

 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO SERVIÇO SOCIAL I

Relatório apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Serviço Social, requisito parcial para a obtenção de nota como requisito de avaliação da disciplina.

Prof. (a):  Maria Clara de Arruada Barbosa.

Ipueiras - CE

2017

Sumário

1 Apresentação ..................................................................04 Pág.

2. Desenvolvimento ..........................................................06 Pág.

3. Considerações finais ........................................................08 Pág.

Referências Bibliográficas

1.Apresentação 

O referido estágio teve como objetivos, complementar a formação do aluno, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências nos campos de prática do Assistente Social no ambiente hospitalar; estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional, refletindo sua aprendizagem com reflexões sobre o trabalho cotidiano do Assistente Social no Serviço Hospitalar, aperfeiçoar habilidades técnicas e prática necessárias ao exercício profissional, no ambiente hospitalar, ou seja, planejar e executar o cuidado da Sistematização da Assistência , fortalecer a integração do aluno e da Faculdade de Serviço Social com a realidade político-social e profissional e reforçar os aspectos teóricos inerentes ao exercício profissional, principalmente no ambiente hospitalar

Este relatório descreve as atividades do estágio realizado no Hospital e Maternidade Otacílio Mota- HMOM, localizado a Rua Vicente Ferreira Lima, 438, Praça do Cristo, Ipueiras/CE, CNPJ 11.172.188/0001-71. E tem a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de serviço social, em prática, através do desenvolvimento do programa de estágio.

Diante disso, com o objetivo de tornar claro esse documento, o trabalho divide-se da seguinte forma: Inicialmente será feita a apresentação da empresa e as atividades nela desenvolvidas. Abordaremos também os métodos e práticas adotados pelo assistente social na área hospitalar e a política do SUS (Sistema Único de Saúde) em suas competências.

O presente relatório discute o estágio supervisionado na formação profissional do/a Assistente Social. Parte-se da concepção que o/a estudante vivencia a dimensão investigativa e interventiva da profissão quando realiza essa atividade, daí a importância da supervisão de campo e acadêmica nesse processo para propiciar a reflexão, análise crítica das condições objetivas e subjetivas que permeiam o trabalho profissional. Esse estudo tem por objetivo identificar os rebatimentos do estágio supervisionado na formação profissional do/a estudante do curso de Serviço Social da Estácio de Sá. A perspectiva metodológica para a apreensão do objeto de estudo está associada a uma visão de Homem e de Mundo fundamentada no Projeto Ético-Político do Serviço Social e a matriz teórico-metodológica refere-se ao pensamento social crítico.  

2.Desenvolvimento:

A realização do estágio foi realizado no período de 6 (seis) de Fevereiro do ano de 2017 (Dois mil e dezessete) à 24 (vinte e quatro) do ano de 2017 (Dois mil e dezessete) no setor de Serviço Social do Hospital e Maternidade Otacílio Mota - HMOM de Ipueiras. O mesmo foi iniciada na década de 70, tendo sua conclusão no mesmo ano, exatamente em Abril de 1978. Deu-se a inaugurada aos 21 de abril do ano de 1979, tendo como iniciante da obra o governador o Sr. Adalto Bezerra e sendo terminado pelo Sr. Waldemar Alcântara, como gestor da secretaria de saúde o Sr. Lúcio Alcântara e na superintendência da fundação de saúde do estado do Ceará – FUSEC o Sr. João Alberto Gurgel Amaral de onde se saiam recursos para tal obra.

A instituição tem por responsabilidade a gestão plena do Sistema Único de Saúde no Município (SUS). Além das ações e serviços de saúde oferecidos no Município, o órgão é responsável por políticas, programas e que visem promover, proteger e recuperar a saúde da população usuária. Atendimento de qualidade e respeito, prestando assistência com dignidade, tecnologia, humanização, exercendo a saúde de forma integral, universal e equânime.

            Dei início as atividades no dia 6 (seis) de Fevereiro do ano de 2017 (Dois mil e dezessete). Logo, apresentei-me como estagiária do Curso de Serviço Social – EAD da Estácio de Sá polo Quixeramobim - CE. Após os devidos cumprimentos, a supervisora de estágio Magnólia Maria Soares Meneses apresentou – me a instituição bem como o seu funcionamento institucional. Na sequência relatou as principais atividades desenvolvidas no setor do serviço social, dentre elas:

- Encaminhamento a Rede sócio assistencial;

- Realização de atendimento individualizado aos usuários e familiares;

- Mediar as relações entre equipe multiprofissional X usuários;

- Orientação de pacientes em altas e transferências;

- Viabilização de deslocamento de usuário em alta hospitalar;

- Encaminhamento do Benefício da Prestação Continuada – BPC/LOAS;

- Encaminhamento do Passe – livre para pessoa com deficiência;

        No dia 08 (oito) de Fevereiro acompanhei um atendimento individualizado de uma usuária, a qual procurou o setor de serviço social do HMOM relatando sobre a sua situação de violência sofrida vivenciada na sua casa juntamente com a sua genitora e seu irmão com deficiência física e mental. Logo, a Assistente Social orientou sobre o serviço sócio assistencial o qual seria encaminhado: Centro de Referência da Assistência Social – CREAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com