TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E DIREITO EMPRESARIAL

Por:   •  18/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

2º SEMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL – 2º BIMESTRE

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE,

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

E DIREITO EMPRESARIAL

PROFESSOR-TUTOR EAD LEONARDO OTSUKA

PELOTAS/RS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO 3

2. IMPACTOS E MEDIDAS AMBIENTAIS 3

3. CUIDADOS JURÍDICOS COM EMPRESAS TERCEIRIZADAS 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 4

REFERÊNCIAS 5

INTRODUÇÃO

A INOXEL é uma caldeiraria industrial, esta empresa especializada em produção de estruturas metálicas, filtros mangas, equipamentos para empresas automotivas entre outros. A INOXEL tem como seus principais clientes a Petrobras, General Motors e outros.

Ao analisar a estruturada empresa INOXEL foi constatado que a mesma tem por base na sua estrutura organizacional a organização vertical, e também foi constatado que na empresa não existe nenhum projeto para a recuperação e preservação do meio ambiente para que evite a emissão de resíduos poluentes.

1. MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

A INOXEL deve adotar outro modelo de estrutura organizacional como a MEG (Modelo de Excelência em Gestão), pois este modelo é reconhecido internacionalmente por se caracterizar na busca constante em aperfeiçoar-se e adaptar-se as mudanças globais. Os seus fundamentos são baseados em: pensamento sistêmico, liderança transformadora, responsabilidade social, atuação em rede, valorização das pessoas e da cultura, entre outras. E com utilização do Modelo de Excelência de Gestão, a INOXEL poderá alinhar seus recursos , identificar os pontos fracos/fortes da empresa, e assim identificar as oportunidade de melhorias e aperfeiçoar-se para atingir seus objetivos.

A INOXEL terá que criar um Sistema Gestão Ambiental(SGA), baseando-se em leis nacionais vigentes e aplicáveis, buscando assim a certificação da ISO 14001, para ter esse certificado a empresa terá que ter um desempenho ambiental correto. essa certificação tem como a metodologia o PDCA(PLAN-DO-CHECK-ACT) ou seja planejar, executar, verificar e agir. . Portanto as empresas podem adotar a responsabilidade socioambiental, ou seja distribuir a riqueza adquirida em prol da comunidade e meio ambiente de onde poderá gerar novamente a riqueza, sendo assim criando uma cadeia sustentável.

As empresa deverá ouvir os anseios da "comunidade" em geral, assim poderá adotar políticas sociais, agregando aos benefícios que seus colaboradores já possuem. Então a empresa poderá aplicar um projeto de integração entre a empresa e a comunidade como por exemplo a criação creches, escolinha de futebol e oficina profissionalizantes para os filho dos seus colaboradores em turno inverso a escola.

2. IMPACTOS E MEDIDAS AMBIENTAIS

Impactos ambientais que podem ser causados pela atividade da organização Medidas sugeridas para adequar esse impacto Benefício à empresa/sociedade

1 – Poluição da Água/Solo Criação de reservatórios , onde água utilizada no processo seja tratada antes de retornar ao meio ambiente. A diminuição de emissão resíduos poluentes nos rios, lagos e no solo.

2 – Poluição do Ar Substituir os combustíveis com enxofre por combustíveis sem enxofre(Gás Natural);

Instalação de filtro de manga; de coletores inercias ou gravitacionais; coletores úmidos; ciclones e etc. Diminuição de emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre; e ar mais puro para respirarmos.

3 – Poluição Sonora A instalação equipamentos que inibam a propagação do som produzido pela indústria. Contribuirá a saúde auditiva da população, causando assim menos stress as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com