TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROSANVALLON, Pierre. Por uma história conceitual do político

Por:   •  26/8/2017  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Brasília

Instituto de Ciências Políticas

Teoria Política Moderna

ROSANVALLON, Pierre. Por uma história conceitual do político. Tradução de Paulo Martinez. Universidade de São Paulo. Núcleo de São Paulo.São Paulo: Revista Brasileira de História, 1995. v. 15, nº 30. Pp 9-22.

A abordagem do político dentro de uma história conceitual é feita através de uma nova perspectiva, levando em conta as ideias, as instituições e o tempo. O autor defende a noção de político como espaço onde ocorrem as articulações sociais e políticas (ROSANVALLON, Pierre. p. 12).

Ademais, tem-se o entendimento da Filosofia em relação ao "político" como um espaço ou campo de antagonismo e agonismo que constitui uma sociedade. Assim, pode-se dizer que o político está intimamente ligado à ideia de conflito social. Por outro lado, a política é vista com uma certa ordem.

O autor diferencia a história conceitual da tradicional como ponto de partida para a compreensão do texto. A história tradicional foi marcada por cinco aspectos negativos mencionados por Rosanvallon, quais sejam: representações literárias de outros livros; concepção finalista; comparação entre obras sem observar possíveis interpretações diversas das que se deseja comparar; análise ou comentário com fim de reescrever uma obra; classificação sobreposta ao pensamento e entendimento da obra. (ROSANVALLON, Pierre. pp. 12-15). Já a história tradicional busca tratar da evolução do pensamento político em um contexto delimitado por tempo, país ou grupo social. (ROSANVALLON, Pierre. p. 16). Tem por objetivo compreender os nós históricos (questões-problema), baseada em conceitos.

A história conceitual concilia tanto a história política quanto a filosofia política na tentativa de compreender o passado e questionar o presente. (ROSANVALLON, Pierre. p. 19). Deste modo, temos a ideia de "político" decorrente da teoria/filosofia e a de "política" baseada na ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com