TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raízes do Subdesenvolvimento segundo Celso Furtado

Por:   •  1/12/2017  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Humanidades e Cidadania                                     Turma: C

Aluno: Davi Henrique dos Santos                                            Matrícula: 15/0032994

Prof ª. Drª. Sandra Maria Faleiros Lima

Prof ª. Drª. Valeria Gentil Almeida


Resposta


Segundo Celso Furtado, quais sao as raizes do subdesenvolvimento?


O subdesenvolvimento é um resultado do desenvolvimento. No progresso do capitalismo europeu, nas suas origens históricas com o imperialismo que surge essa relação de colônia e de potencia. A exploração das colônias dificultou o crescimento delas como países independentes, e facilitou a expansão dos países imperiais na era industrial.

        A industrialização tardia dos países que foram explorados e rebaixados em relação às outras potências durante a história do capitalismo gerou essa ordem de poder e desenvolvimento econômico que temos hoje.

        Os Estados Unidos diferente dos outros países teve segurança externa do mundo durante sua formação histórica. Não enfrentaram obstáculos significativos desde a exclusão da França do continente americano, os Ingleses utilizavam sua frota naval avançada para proteção de seus territórios e os Estados Unidos não eram um perigo real ou potencial perto da capacidade da Inglaterra.

        Este processo de isolamento dos Estados Unidos na América sem a intervenção de outros países na Europa além da Inglaterra ficou conhecida como a Doutrina Monroe, a América para americanos.

        Assim, quando chegamos à era industrial capitalista existiam países debilitados pela exploração e países fortes economicamente, os países menos desenvolvidos exportavam matérias primas e produtos de base, enquanto os mais industrializados e desenvolvidos aprimoravam a indústria e exportavam seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (105.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com