TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo e identidade nacional

Artigo: Multiculturalismo e identidade nacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Artigo  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 05, LEIA O TEXTO A SEGUIR.

MULTICULTURALISMO E IDENTIDADE NACIONAL

Ligia Chiappini

O multiculturalismo pode ser visto como um sistema de transformações sociais básicas, ocorridas na segunda metade do século XX, no mundo todo pós-segunda guerra mundial. Pode ser visto também como uma ideologia, a do politicamente correto, ou como aspiração, desejo coletivo de uma sociedade mais justa e igualitária no respeito às diferenças. Consequência de múltiplas misturas raciais e culturais provocadas pelo incremento das migrações em escala planetária, pelo desenvolvimento dos estudos antropológicos, do próprio direito e da linguística, além das outras ciências sociais e humanas, o multiculturalismo é, antes de mais nada, um questionamento de fronteiras de todo tipo, principalmente da monoculturalidade e, com esta, de um conceito de nação nela baseado. Visto como militância, o multiculturalismo implica reivindicações e conquistas por parte das chamadas minorias. Reivindicações e conquistas muito concretas: legais, políticas, sociais e econômicas.

Para a maior parte dos governos, grupos ou indivíduos que não conseguem administrar a diferença e aceitá-la como constitutiva da nacionalidade, ela tem de estar contida no espaço privado, em guetos, com maior ou menor repressão, porque é considerada um risco à identidade e à unidade nacionais. Mas não há como negar que, cada vez mais, as identidades são plurais e as nações sempre se compuseram na diferença, mais ou menos escamoteada por uma homogeneização forçada, em grande parte artificial.

(...)

Os teóricos do multiculturalismo costumam opô-lo à Modernidade, a cujo discurso homogeneizador se contrapõem o pluralismo, o hibridismo, a interculturalidade e os discursos e valores de fronteira. Faz parte dessa crítica à Modernidade a crítica à noção homogeneizadora de nação e de identidade nacional. Em troca, fala-se da nação como um constructo, como uma invenção com base em mitos, cuja narrativa silencia fraturas e contradições.

Mas há quem considere que, na América Latina, nem as nações são homogêneas nem a modernidade é linear, mas palco de múltiplas temporalidades que nunca foi possível disfarçar de todo. E as reflexões menos simplificadoras sustentam que a identidade, uma vez inventada e incutida por gerações e gerações, tem uma positividade para o bem e para o mal, servindo tanto para justificar a violência contra outras nações como para defender as mais fracas — econômica, política e militarmente — contra as mais poderosas. Ou seja, essas reflexões, com as quais me identifico, reconhecem que as identidades são históricas e relacionais, mas ainda identidades. Elas também reconsideram como fator enriquecedor o múltiplo e cada vez mais múltiplo pertencimento dos indivíduos, suas ambivalências, as identidades ambíguas que se combinam: continental, nacional, regional, local, de idade, de gênero, étnica, profissional e de classe. A diversidade cultural e étnica é vista como desafio para a identidade da nação, mas também como fator de enriquecimento e abertura de novas e múltiplas possibilidades.

(Revista Cult – maio de 2001.)

01. (PUC-Arcos-2005-2º) Todas as passagens que seguem, retiradas do texto, podem ser entendidas como uma definição do termo muticulturalismo, EXCETO

a) “O multiculturalismo pode ser visto como um sintoma de transformações sociais básicas, ocorridas na segunda metade do século XX (...).”

b) “(...) o multiculturalismo é, antes de mais nada, um questionamento de fronteiras de todo tipo (...)”

c) “Visto como militância, o multiculturalismo implica reivindicações e conquistas por parte das chamadas minorias.”

d) “A DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICA É VISTA COMO DESAFIO PARA A IDENTIDADE DA NAÇÃO (...)”

02. (PUC-Arcos-2005-2º) Todas as considerações sobre o texto são adequadas, EXCETO

a) O MULTICULTURALISMO IMPLICA A LEITURA DO CONCEITO DE NAÇÃO COMO AGRUPAMENTO DE SERES, GERALMENTE FIXOS NUM TERRITÓRIO, LIGADOS POR ORIGENS, TRADIÇÕES E LEMBRANÇAS, COSTUMES, CULTURA, INTERESSES E ASPIRAÇÕES E, EM GERAL, POR UMA LÍNGUA.

b) O multiculturalismo é um fenômeno mundial que deve ser compreendido como efeito de miscigenações múltiplas que revigoram a noção de identidade nacional.

c) O multiculturalismo constitui, ao mesmo tempo, um indício de mutações sociais e um ideário representativo de um grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com