TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOLSISTA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Por:   •  29/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

BOLSISTA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

Dionísia Pelaes Ferreira

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Química da UNIFAP

Cláudio Pinheiro da Silva Junior

Coordenador Estadual do Programa Nacional das Olimpíadas de Química, Coordenador do Programa de Inclusão e Acesso a Permanência – PIAP/UNIFAP e Professor/Coordenador do Curso Licenciatura em Química – UNIFAP

Resumo

Relato de experiência de uma acadêmica do 6o semestre do curso de Licenciatura em Química, sendo bolsista do projeto de extensão “Olimpíadas de Química”. O evento ExpoQuímica é vinculado ao Projeto de Extensão "Olimpíadas de Química" (Registro nº 015/2016-DEX/PROEAC) e "Programa de Inclusão, Acesso e Permanência-PIAP" (Registro nº 016/2016-DEX/PROEAC), todos vinculados e coordenados pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Química (CCLQ) e pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A ExpoQuímica é uma feira de ciências diferenciada que objetiva despertar nos alunos o interesse pela química, física e biologia mostrando a eles como essas ciências estão presentes no cotidiano, para se aproximar da realidade dos alunos e comunidades visitadas foi feito uso de materiais alternativos na execução dos experimentos.

Palavras-chave: Feira de Ciências. Ensino de Química. Materiais Alternativos.

Introdução

Minha experiência com o evento se deu desde janeiro/2018 participando do planejamento como expositora, a partir da quarta edição do evento me tornei bolsista do projeto de extensão “Olimpíadas de Química" do qual o evento faz parte, então passei a ser tanto expositora, quanto bolsista voltada a organização do evento.

O ensino de Química ainda é um desafio que motiva o desenvolvimento de atividades de extensão na busca de motivar os estudantes do ensino médio a gostarem da ciência Química, para que esses objetivos sejam alcançados foi montado um grupo de profissionais dedicados a levar as escolas de ensino médio atividades ligada a ciências e principalmente a química, com a participação de professores e coordenadores das escolas. Costa e Mourão Junior (2016) comentam sobre o ensino dizendo que “quando os conhecimentos científicos são bem aplicados, são desenvolvidas capacidades direcionadas ao entendimento das questões tecnológicas, bem como dos elementos culturais apreendidos por meio das vivências acadêmicas, e estes podem ser revertidos para a comunidade” (COSTA e MOURÃO JUNIOR, 2016, p. 2).

O evento se deu em três principais momentos: No primeiro momento foi criado o evento e inscrito para concorrer com outros da mesma modalidade objetivando conseguir recursos para execução, assim, a proposta do evento ganhou auxílio financeiro da universidade. No segundo momento foram reunidos os professores coordenadores, expositores e colaboradores para o planejamento, incluindo orçamento de cada experimento, municípios e escolas que receberiam o evento, e prováveis datas de execução. No terceiro momento ocorreu a execução do evento, sendo realizado em 5 (seis) diferentes municípios e escolas, no total foram realizados 7 (sete) eventos, sendo 6 (seis) nas escolas, onde a equipe ia até os alunos e comunidade em geral e, 1 (um) que foi o encerramento, onde o público deveria vir até o evento. Todas as viagens e execuções do evento foram divulgadas na página das Olimpíadas de Química no facebook, bem como registradas em documentos oficiais em arquivo.

Materiais e Métodos

O evento é destinado aos alunos de ensino médio de todo o Estado do Amapá principalmente da rede pública de ensino, abrangendo ainda os professores, corpo técnico-pedagógico e a comunidade local. Costa e Mourão Junior (2016) apud Serafim (2011) destacam que no âmbito da ciência o aluno tem dificuldade em relacionar a teoria desenvolvida em sala de aula com a realidade a sua volta. Tendo em vista que a teoria é feita de conceitos que são abstrações da realidade (COSTA e MOURÃO JUNIOR, 2016, p. 2).

Na ExpoQuímica a equipe de expositores e colaboradores se desloca até a escola levando experimentos das áreas de Química, Física e Biologia, neles são utilizados materiais alternativos substituindo aqueles mais específicos, de preço não acessível para a maioria das escolas públicas do Estado. Dentre os materiais utilizados podemos citar: vinagre, sabão líquido, corante alimentar, repolho roxo, sonrisal, sal de cozinha, garrafão de água mineral, desodorante, água sanitária, água oxigenada, shampoo, sabonete líquido, lâmpadas, fontes de computador, moedas, pregos, barbante, protetor solar, dentre outros que poderão ser vistos no livro que será publicado com todos os roteiros dos experimentos realizados nas exposições.

Quanto a execução, foram realizadas 7 (sete) edições da ExpoQuímica: a primeira realizou-se no município de Mazagão, na Escola Estadual Dom Pedro I, no dia 06/04/18; a segunda foi no município de Amapá, na Escola Estadual Vidal de Negreiros, no dia 08/05/18; a terceira ocorreu no município de Santana, na Escola Estadual Profo Rodoval Borges, no dia 29/05/18; a quarta se deu no município de Porto Grande, na Escola Estadual Profo Maria Cristina Botelho Rodrigues, no dia 26/06/18; as três últimas edições foram realizadas nas respectivas escolas do município de Macapá, Escola Estadual Cecília Pinto, Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral e na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)  nas seguintes datas 27/08/18, 24/09/18 e 14/12/18.

         Dessa forma, Costa e Mourão Junior (2016) apud Mancuso e Moraes (2009) comentam que as feiras de ciências, surgidas nos anos 60, visam aproximar a teoria da prática e são tentativas de promover a integração do professor com o aluno, dos alunos entre si e com a comunidade, como também entre a escola e a comunidade; sendo esses os principais objetivos do evento proporcionar a aproximação de saberes (COSTA e MOURÃO JUNIOR, 2016, p. 3).

        Os experimentos expostos foram nomeados com o intuito de chamar a atenção dos alunos, dentre os quais vale citar: Azul do Além, Química da Ostentação, Bomba de Hidrogênio, Galão de Combustão, Vulcão Químico, Luz Negra, Camaleão Químico, Galvanoplastia, Indicador Ácido – Base de PH, Sangue do Além, Labirinto Elétrico e outros experimentos que foram surgindo a cada edição do evento, como A água que faz a vela subir, Sopro Mágico, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com