TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Curso Sociologia Da FGV

Exames: Relatorio Curso Sociologia Da FGV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  2.925 Visualizações

Página 1 de 2

Identificação do Curso

Nome do curso: Sociologia

Local, data e duração da atividade: Online / 30 horas

Entidade responsável: Fundação Getúlio Vargas

Objetivo

O objetivo do curso é oferecer aos profissionais que lidam com a Sociologia um instrumento atualizado de informação e aprendizagem.

Descrição

O curso trata da discussão moderna sobre o conhecimento sociológico, apresentando conceitos, temas e autores mais importantes na definição da Sociologia.No primeiro módulo trata-se das origens e espaços da sociologia.No segundo módulo :Cidadania e direitos.No terceiro cultura e sociedade e por fim ,no quarto módulo o curso aborda pesquisas em sociologia .

Desenvolvimento

Muito pertinentes a psicologia social, assuntos no âmbito do iluminismo, positivismo, industrialismo, capitalismo,imaginação sociológica no Brasil é forma de argumento público capaz de revelar as ligações entre transformações na vida cotidiana e processos mais amplos de mudança histórica.

Segundo Ernest Cassierer, a reflexão iluminista discernia, claramente, entre um sujeito pensanste e um mundo - o objeto - regido por mecanismo e processos objetivos, que deveriam ser conhecidos e traduzidos em hipóteses e leis. Embora seja impossível falar apenas de um iluminismo - já que existiriam distintas tradições intelectuais associadas ao termo - Cassier acredita que pode discernir certa atitude mental comum. E é essa atitude que nos interessa para a história da sociologia.

Já sobre cidadania, modernidade, estado - nação e etc, podemos acrescentar uma outra maneira de entender os direitos que nos ajuda a diferenciar aquilo que “diz a lei” e aquilo que é praticado no dia-a-dia. São dois tipos, a cidadania “formal” e a cidadania “real”.E sobre os “Direitos” podem ser divididos em três tipos: Civis, Políticos e Sociais. A cidadania consiste na conquista desses direitos.

O curso refere-se também a cultura de uma sociedade que engloba tanto os aspectos intangíveis – as crenças, as idéias e os valores que constituem o teor da cultura – como os aspectos tangíveis – os objetos, os símbolos ou a tecnologia que representam esse conteúdo.

Conclusão

Um assunto abordado pela psicologia social é o etnocentrismo.Tema estudado no curso de sociologia onde as culturas podem ser extremamente difíceis de entender quando vistas de fora.Foi analizado que uma cultura tem de ser estudada segundo os seus próprios significados e valores – um pressuposto essencial da Sociologia. Esta idéia é também conhecida como relativismo cultural.Conclui-se então que deve se evitar julgar as outras culturas tomando como medida de comparação a nossa (etnocentrismo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com