TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Curso Normal

Por:   •  14/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  1.414 Visualizações

Página 1 de 8

COLÉGIO ESTADUAL FREI GETÚLIO

Maríndia Aparecida Camargo

Relatório de Estágio

Bom Jesus 2016


Maríndia Aparecida Camargo

Relatório de Estágio

Relatório final de Estágio apresentado ao Curso Normal do Colégio estadual Frei Getúlio, orientado pelas Docentes: Adenair Velho, Adriana Paim de Almeida, Ana Lucia, Eloísa Gelinski Silva e Eurecilda Pires.

Bom Jesus 2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO ...................................................................................

2.1 Caracterização da Instituição ......................................................................

2.2 Atividades desenvolvidas no estágio ...........................................................

2.3 Intervenção ..................................................................................................

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................

REFERÊNCIAS ..................................................................................................

ANEXOS .............................................................................................................

ANEXO A – Atividade de intervenção 1 ..............................................................

ANEXO B – Atividade de intervenção 2 ..............................................................


1 INTRODUÇÃO

O estágio é peça fundamental, pois é através dele que o formando no Curso Normal estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação em sua ação pedagógica.

 “[...] a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” Pimenta (1995, p.24)

O presente estágio teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo alunos e professor.

É no estágio que temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

No estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Caracterização da Escola

O estágio supervisionado, tendo como orientadoras as professoras Adenair Velho, Adriana Paim de Almeida, Ana Lucia, Eloísa Gelinski Silva e Eurecilda Pires foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bom Jesus , situada no 4º Distrito do município de Bom Jesus – Capão Ralo, que atende crianças e adolescentes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

É um centro educativo que harmoniza fé, cultura e vida. Cada aluno é considerado um sujeito ativo que constrói o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social.

A instituição conta com uma completa infra-estrutura: salas de aula amplas e adequadas à faixa etária; Ginásio Poliesportivo; ampla área verde; parque infantil; biblioteca; refeitório, banheiros masculinos e femininos.

Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança.

As salas são amplas e únicas para cada ano, o que favorece o trabalho do professor. As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala.

Esses espaços favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança ao escolherem o espaço desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. Elas têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, representação, linguagem e socialização. Também descentraliza a figura do professor, onde a criança é a figura principal na ação pedagógica.

Quando iniciei o estágio, na sala de aula não havia cartazes, murais ou qualquer outro objeto que mostrasse o concreto, a rotina diária da sala de aula era estabelecida pela professora. As rotinas diárias eram: a oração e para alguns, aula de reforço.

A organização das atividades é em forma de Plano de Estudos, atividades diversificadas e atividades permanentes.

2.2 Atividades desenvolvidas no estágio

O estágio foi de 01 agosto a 09 de dezembro. A proposta da disciplina é que o estudante orientado pela professora participe de todas as realidades de uma sala de aula. O estágio ocorreu no 4º ano, turma única, por se tratar de escola direcionada as crianças do interior.

Participei de todas as atividades que compõe a rotina daquela turma, dentre elas as aulas de dança, música e educação física, indiretamente, pois as mesmas possui professor especializado.

Quando iniciou o estágio os alunos estavam no final do segundo trimestre, sendo assim a titular me passou a incumbência das avaliações e pareceres finais, o que para mim foi bem complicado, não conhecia as crianças e fica difícil avaliar alguém que você não convive. Fiz os pareceres sobre o anterior e sobre os poucos dias que até a entrega tive com os mesmos.

Quanto aos conteúdos conforme relatos e anotações da titular a mesma já tinha dado todos os conteúdos propostos pela SMEC, para este ano, com exceção de “Tabelas e Gráficos” Iniciei com alguns exercícios de fixação. O que pude observar que a minoria tinha plena compreensão de alguns conteúdos propostos, principalmente a tabuada, operações de multiplicação e divisão.  

Também observei a total falta do concreto, não havia jogos, cartazes ou qualquer outro indicio que demonstrasse o uso do mesmo. O que relatei de concreto foi depois de um mês o uso da sala de informática para o programa Sem Fronteiras, onde observei que os alunos tinham inúmeras atividades bem interessantes, mas nada exploradas, sendo que a titular ficou a encargo desta nada pude fazer para aproveitar melhor o programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com