TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Curso Sociologia Da FGV

Casos: Relatorio Curso Sociologia Da FGV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 2

Antropologia é uma ciência dedicada ao estudo do Homem. O radical latino “anthropos” significa Homem (Ser Humano), e “logia” é o estudo. Surge no séc. XIX empenhada em aprofundar o conhecimento científico sobre as chamadas “sociedades primitivas”, como eram chamadas as tribos e povos não-europeus, os nativos das Américas, Austrália e África. Para explicar a grande diferença de comportamento entre esses povos e os povos europeus, a Antropologia acabou se concentrando no conceito de cultura.

Hoje, essa ciência não estuda apenas as tribos ou pequenas comunidades distantes dos centros desenvolvidos, mas qualquer ambiente social. Isso ocorreu, pois ficou comprovado que a diversidade cultural não gira apenas em torno de “povos primitivos” e “povos civilizados”, mas está em toda parte onde haja contato entre dois povos que cultivam costumes e valores diferentes. E recentemente, em nossa história, com o início da chamada “globalização”, o contato entre pessoas e organizações com diferentes referenciais de mundo, ou seja diferentes culturas, intensificou-se num ritmo frenético. Por isso compreender o conceito científico de cultura é tão importante.

A Antropologia é o estudo da humanidade, ela tenta compreender e explicar o funcionamento das sociedades humanas. Os antropólogos agem como intermediários da cultura, esclarecendo temas e posições no contato entre órgãos e autoridades e a população em geral.

Para EDWARD TYLOR no final do século XIX, definiu cultura como "um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade". A essa definição, seguiram-se muitas outras, e hoje podemos encontrar centenas de formas diferentes para se referir ao mesmo conceito. Mas, por que essa falta de consenso na Antropologia? Vamos passar por alguns dos principais autores para compreender a complexidade do tema.

O autor não fundou nenhuma escola de Pensamento Antropológico.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »