TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Neoliberalismo Vs Educação

Trabalho Universitário: Relatorio De Neoliberalismo Vs Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 3

NEOLIBERALISMO versus EDUCAÇÃO

JOSE LUCAS SIQUEIRA SILVA COSTA

GUILHERME ALVES DOS SANTOS3

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, São Luis, MA4

RESUMO

Nesse artigo será feito uma breve explanação sobre o neoliberalismo e suas ideologias que torna a educação uma mercadoria valiosa, tendo escolas e universidades como uma empresa capitalista. Procura-se impor aos leitores uma visão crítica da educação e das ideologias que se impõe sobre a mesma, para poder ter suas próprias conclusões.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO, CAPITALISMO, NEOLIBERALISMO

ABSTRACT

In this article will be a brief explanation of neoliberalism and its ideologies which makes education a valuable commodity, try to schools and universities as a venture capitalist. It seeks to impose readers a critical view of education and ideology that imposes itself on it in order to take your own conclusions.

KEYWORDS: EDUCATION, CAPITALISM, NEOLIBERALISM

1. NEOLIBERALISMO

O modelo neoliberal deriva do liberalismo econômico, social e político que é uma redefinição do liberalismo clássico, onde na política o neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Defendendo pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais, adoção de medidas contra o protecionismo econômico e com bastante ênfase na globalização, entre outras características.

Com todas essas características uma das maiores criticas ao neoliberalismo é que seu sistema é voltado apenas para as nações com potencial econômico e deixando de lado as nações que vêm em ascensão e principalmente as nações onde a economia é fraca.

Neoliberalismo e globalização são algo em comum, pois o surgimento do neoliberalismo só foi possível graças à globalização, principalmente a globalização econômica juntamente com o avanço de uma sociedade consumista e tecnológica. Foi justamente essa sociedade que alimentou a globalização da economia para que os capitais, indústrias, serviços, produtos pudessem fluir para todo o mundo, típico pensamento neoliberal, onde a partir de então o neoliberalismo abriria a liberdade econômica preceituada pelo mercado tendo raras ocasiões onde o Estado tem que intervir em algumas negociações para evitar algum desequilíbrio.

2. EDUCAÇÃO

No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se desenvolvendo através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.

O conceito de educação engloba o nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com