TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório estagio

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

MARTA ELIANE MARTINS CORRÊA

RELATÓRIO SOBRE VISITA À ESCOLA VILMAR VIEIRA MATOS

        Esta visita teve por finalidade conferir pessoalmente a estrutura,  projetos, e outros itens descritos no Projeto Político-Pedagógico da escola Vilmar Vieira de Matos.

        Durante a visita podemos verificar a estrutura física da escola.  A escola é bem espaçosa, possui amplo espaço para a socialização dos alunos. Pude perceber que ela é bem arborizada, com bastante sombra, bem limpa e organizada. Se preocupa em ter coleta seletiva de lixo. Possui uma biblioteca, que foi ampliado para melhor atender os alunos.

        Como vimos na análise do PPP, a escola é bem engajada nos projetos de reciclagem de óleo e aulas de conscientização de prevenção ao uso de drogas. Preocupada no âmbito social, com aqueles que estão a sua volta. A escola promove vários eventos, sendo um deles a festa junina, que é bem organizada, planejada, decorada, uma festa pra família.

        Saímos no bairro para entrevistar as pessoas sobre o que elas pensam da escola.Todas responderam que a diretora é bem participativa com os pais, está sempre buscando a presença dos pais no ambiente escolar.

        Entrevistamos uma mãe de aluna e um professor da escola. A senhora que me relatou que a diretora se importa com a segurança dos seus alunos. Certo dia sua filha saiu de casa dizendo que ia para a escola, pouco depois a diretora ligou para a mãe da aluna dizendo que ela não tinha ido a escola.

        Em relação ao professor, fizemos as seguintes perguntas:

1- Sendo professor do Vilmar, como o senhor vê a relação da escola com a comunidade?

        A relação da escola com a comunidade, está longe de ser a ideal, por vários fatores: a escola como tal, tornou-se, nos tempos atuais, uma grande empresa. São repasses de recursos variados que necessitam serem investidos e comprovar os gastos. São inúmeros projetos e programas que precisam ser “alimentados”. São várias disciplinas que compõe o currículo e, cada uma com profissionais diferentes. Há datas a serem comemoradas e, para tanto precisam ser planejadas, etc. Com tudo isso, a escola vê o trabalho de aproximação com a comunidade externa como um esforço a mais, um empenho a mais. Acaba faltando tempo, pessoas, ideias para efetivar o estreitamento entre a escola e a comunidade.

2- Ao longo do período em que trabalha lá, o senhor já presenciou casos de violência?

        Os casos de violência na escola são corriqueiros e diários. Seja violência verbal, preconceito, discriminação. Num ambiente composto com múltiplas situações familiares, idades variadas, situação econômica, religiosa, cultural... não é de se estranhar os conflitos. Vejo, então que a escola exerce o papel de mediadora de conflitos e, a partir deles fazer educação.

3- Como é a relação da diretora com os alunos e com a comunidade?

        A relação da diretora em específico tende a ser maleável com os alunos e com a comunidade. Pois, esse cargo requer habilidade para manter a ordem e o funcionamento do estabelecimento de ensino, bem como,  necessita de aprovação da comunidade escolar para se manter na função, haja vista, se tratar de um cargo legitimado por eleição de todos os setores que compõe o ambiente escolar.

        O que eles poderiam falar sobre violência na escola?

        A guarda municipal está sempre em frente ao colégio nos dias de aula, para inibir os casos de violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com