TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Por:   •  20/5/2015  •  Seminário  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 3

A Sociedade dos Poetas Mortos

A Sociedade dos Poetas Mortos é um filme americano e muito dramático que ocorria por volta de 1959, onde retrata a história acontecida em uma escola de estrutura pedagógica tradicional apenas para rapazes, o que torna perceptível esse tradicionalismo é a citação do “lema” da escola exposto no filme pelos alunos, que são: tradição, honra, disciplina e excelência. O filme aborda a relação entre professor e aluno, onde a autoridade era prevalecida tanto na escola como em casa. O novo ano escolar se inicia e com um novo professor de literatura, pois o antigo havia se aposentado. O mesmo era ex-aluno da escola, mas já no primeiro dia de aula deixou claro rasgando as páginas dos livros que os seus métodos eram diferentes e panorâmicos. Ele fazia os alunos usarem o bom senso e dava oportunidade de expressão, eram aulas criativas, dinâmicas ao ar livre, jogos cooperativos que faziam os alunos serem reflexíveis e críticos, formando assim suas próprias ideologias e opiniões.

A sua metodologia chamou a atenção da direção da escola e dos ministrantes, que ficaram assustados, pois para eles as aulas não estavam sendo disciplinadas corretamente devido à criatividade nas aulas, diálogo e expressão. Quanto mais aulas o professor novato aplicava, mas os alunos admiravam e percebiam a literatura como uma disciplina interessante, Após alguns dias encontraram um livro do professor que descrevia uma sociedade que o mesmo participou quando jovem chamada Sociedade dos Poetas Mortos, onde uma turma de alunos reunia-se para ler poesias famosas ou ate sendo eles próprios os criadores, ficaram ainda mais encantados e decidiram usufruir daquela ideia e reabriram a sociedade, lá eles se encontraram, pensavam em si, no que queriam ser e conseguiram decidir os seus destinos e as suas vontades, mas a sociedade é abalada pela tragédia de suicídio ocorrida pelo considerado líder da sociedade, que tinha o sonho de ser ator e foi frustrado pelo o pai muito autoritário que queria por todo custo que seu filho fosse médico. Com o triste ocorrido a sociedade foi revelada e o professor foi acusado de ser responsável pela morte do aluno e incentivá-lo a lutar pelos seus sonhos que para a escola e os pais eram impossíveis de aceitar. Com isso ele foi demitido praticamente pela escola, pois a mesma obrigou os alunos a assinarem e concordarem que o responsável do suicídio era o professor de literatura.

Com o afastamento do professor as aulas de literatura passam a ser ministrada pelo diretor da Escola, e na sua primeira aula é surpreendido pelos alunos a favor do professor, quando este aparece na sala para pegar seus materiais, os alunos começaram a subir nas carteiras e a gritar “Meu Capitão!“ como ele gostava de ser chamado, ele se despede e agradece o apoio.

È importante perceber o quanto o educador influencia a vida dos jovens e que em suas mãos está à tarefa de formar cidadãos responsáveis pelos seus atos, se tornando críticos, mas também criativos e sonhadores, o educador tem a missão de preparar o educando para um mundo que está em constante transformação, ao observar o ensino atual ainda encontramos o tradicionalismo muito constante, onde a permissão de expor suas experiências e opiniões é vetada ao aluno.

O filme aborda tamanha ignorância dos pais em decidir os destinos dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com