TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Ao Filme Babel

Artigos Científicos: Resenha Crítica Ao Filme Babel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  2.584 Visualizações

Página 1 de 5

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Pato Branco

LICENCIATURA LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS

Acadêmicas: Carla Danieli Dias, Juliana Balancin, Solange Ariati

Disciplina: Laboratório de Leitura e Redação de Textos Acadêmicos

Professora: Maria de Lurdes

Resenha crítica ao filme Babel

O filme Babel com duração de 142 minutos e do gênero drama, do ano de 2006 produzido nos Estados Unidos da América, com roteiro original de Guillermo Arriaga e Alejandro Gonzáles, e direção de Alejandro Gonzáles. Produzido por Steve Golin e Jon Kilik.

O diretor Alejandro Gonzáles, nascido no México (1963) junto com Guillermo Arriaga já havia produzido onze curtas que mostram as contradições escondidas na Cidade de México. Alejandro Gonzáles também produziu outros filmes, os com maiores repercussão; 21 Gramas, 11’09’’01 september 11, Amores perros,seu mais recente é Biutiful. Alejandro Gonzáles é um diretor consagrado com enumeras nomeações ao Oscar,Cannes,Globo de Ouro,e outras premiações em diversas partes do mundo.

O filme Babel retrata inicialmente histórias acontecendo em diferentes e distantes partes do mundo, pessoas de varias culturas, aparentemente sem nenhuma ligação. A primeira história retratada é uma família Marroquina, onde a compra de uma arma por um pai para seus filhos, apenas para proteger um rebanho de cabras, e um disparo contra um ônibus, um ato duas criança resulta em atentado contra uma turista norte-americana que estava viajando com seu marido, e passa por uma situação de completa sofrimento, estando gravemente ferida em um lugar quase desértico sem nenhum cuidado adequado ,e seu marido desesperado por ajuda, e a dificuldade para o envio de ajuda a sua mulher . No segundo momento o filme retrata a vida desse casal norte-americano que estava em crise no casamento em uma viagem turística, e seus dois filhos nos Estados Unidos aos cuidados de uma babá mexicana, que cuidara deles a vida inteira. O diretor do filme parte para outro lado da história: O da baba, que não tendo alguém confiável pra deixar as crianças e sem permissão do patrão americano pra ir ao casamento do seu filho no México toma uma decisão de levar as crianças ao casamento. Uma decisão aparentemente sem nenhuma maldade, mas que tem o sofrimento das crianças e da babá na volta pra os Estados Unidos onde suspeitas de ilegalidade recaem sobre ela, e os três (a baba e as duas crianças) acabam perdidos no deserto.

Em meio tudo isso surge uma história de uma jovem japonesa muda, com sérios problemas de rejeição social, que recentemente perdeu de sua mãe, essa história conecta as outras no momento da investigação ao atentado da norte-americana, que ganhou grande repercussão por rumores de atentado terrorista, a arma do crime estava registrado em nome do pai da jovem japonesa, que havia dado a um cidadão marroquino em sua viagem ao Marrocos como presente ao seu guia de caça.

O titulo Babel faz referência à Torre de Babel, retratada na bíblia como uma construção cujo objetivo era alcançar o céu. Deus irritado com está ousadia humana criou diversas línguas, para que as pessoas não pudessem se comunicar, tento que parar a obra, e se dispersar pelo mundo inteiro. O filme também possui em seu tema principal as múltiplas culturas, principalmente o problema da linguagem, e as nossas dificuldades de comunicação em diferentes contextos culturais e até mesmo dentro de uma mesma cultura gerando consequentemente problemas de relacionamento pessoal e também da coexistência entre culturas diferentes.

Neste filme Alejandro Gonzáles conclui que o mundo sem fronteiras nos parece mais idealista, do que propriamente real ele deixa isso claro em suas cenas de burocracia entre países, preconceito entre as culturas cultivadas desde cedo nas crianças e as injustiças de um país historicamente violento (Marrocos).

Ao enfatizar os rumores de terrorismo pelo fato da americana ser baleada, o diretor do filme evidencia que vivemos em uma sociedade com conceitos fixos, onde a busca pelos fatos reais já não são tão importantes, e mesmo ao conhecê-los, as injustiças de certos sistemas governamentais impedem que se faça real justiça, inocentes morrem sem ao menos ter o direito de defesa ( no filme acontece com uma família Marroquina).

O preconceito entre culturas e principalmente retratado no filme nas cenas com norte-americanos, como quando as crianças americanas vão ao México, suas expressões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com