TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Raízes do Brasil

Por:   •  26/10/2023  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

Uma Análise dos Capítulos "Trabalho e Aventura" e "Homem Cordial" em "Raízes do Brasil" de Sérgio Buarque de Holanda

Aluno: Daniel Furtado Nunes Rocha da Silva DRE:121051245

Disciplina: Ciência Política Período: 2023.2

Professor: Andréa Gill Turno: Integral

Introdução:

A obra "Raízes do Brasil" de Sérgio Buarque de Holanda é uma das mais influentes e profundas explorações da sociedade e cultura brasileira já escrita. Dois capítulos em particular, "Trabalho e Aventura" e "Homem Cordial," revelam aspectos fundamentais da formação da identidade brasileira. Este ensaio se propõe a analisar detalhadamente esses capítulos e a relacionar as ideias neles contidas para lançar luz sobre a complexa matriz de influências que moldaram a identidade brasileira.

Capítulo "Trabalho e Aventura":

No capítulo "Trabalho e Aventura," Buarque de Holanda destaca como a colonização portuguesa deixou uma impressão duradoura na cultura e sociedade brasileira. Os colonizadores portugueses, em contraste com suas contrapartes anglo-saxônicas, estavam mais focados na exploração rápida do que na construção de uma sociedade organizada e estável. Essa abordagem resultou em uma mentalidade voltada para a busca de riquezas rápidas, em detrimento de um compromisso de longo prazo com o trabalho árduo e a construção de instituições sólidas.

Essa ênfase na exploração e na busca de riquezas imediatas teve implicações duradouras. Os brasileiros herdaram uma busca incessante por gratificação imediata e uma disposição para correr riscos, muitas vezes em detrimento da construção de uma estrutura sólida para o trabalho. A ausência de um sistema de trabalho organizado contribuiu para a perpetuação da desigualdade e a falta de desenvolvimento econômico sustentável no Brasil.

Capítulo "Homem Cordial":

No capítulo "Homem Cordial," Buarque de Holanda introduz o conceito central de "homem cordial." Este é alguém que, por um lado, é afável, generoso e hospitaleiro, refletindo uma cultura baseada nas relações pessoais e na cordialidade. Por outro lado, essa cordialidade também tem seu reverso, caracterizado pela propensão à violência e ao personalismo.

O "homem cordial" frequentemente prefere resolver questões por meio de relações pessoais e informais, em vez de confiar nas instituições públicas e na aplicação igualitária da lei. Essa mentalidade afeta a política, a administração pública e a justiça no Brasil, levando a práticas de favoritismo e clientelismo, onde as conexões pessoais têm mais peso do que as regras formais.

Relação entre os Capítulos:

A relação entre esses dois capítulos é evidente quando se considera como a mentalidade da exploração rápida e aventura explorada em "Trabalho e Aventura" contribui diretamente para a formação do "homem cordial" apresentado em "Homem Cordial." A busca por riquezas rápidas, a falta de compromisso de longo prazo com o trabalho e a disposição para correr riscos são elementos compartilhados por ambas as análises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (177.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com