TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha como currículo complementar

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP (INTERATIVA)

CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

ROBSON TAVARES SOUZA

RA-1802735

Manicoré – AM

2018

ROBSON TAVARES SOUZA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Trabalho realizado semestralmente para a reflexão, realização e contextualização dos conhecimentos adquiridos através da inter-relação disciplinares e mobilização de outros saberes.

Manicoré – AM

2018

1. DISCIPLINA: INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO

Livro pesquisado: Copigright © da edição 2014;

DCL – Difusão Cultural do livro

Equipe DCL – Difusão Cultural do Livro

Diretor Editorial: Raul Maia

Editor – DCL: Marco Saliba

Assessora de Edição: Millena Tafner

Assessora Pedagógica: Maire Vigna.

        Interpretação e produção de texto é uma ferramenta muito importante na vida de um ser social. Construir e analisar tetos orais e escritos é um desafio para atualidade onde precisa-se abranger coerência, concisão e clareza sempre com a eficácia de comunicação. E independentemente de qualquer área profissional a linguagem verbal e a não verbal será imprescindível nesse processo de comunicação.

        No entanto a finalidade dessa disciplina é fazer que nós, seres sociais, façamos da língua e de outras linguagens um uso de forma mais objetiva e técnica de se expressar. Até porque no mundo de hoje existem uma infinidade de maneiras de interpretar e produzir textos como, por exemplo: uma conversa, torpedos, placas, filmes, novelas etc. E na atualidade se generalizam com infinitas conoções, com pessoas do mundo todo que, nos obriga nos adaptar a elas, também podemos produzir o que não usamos a língua podendo ser um olhar, um gesto, um mapa, uma obra de arte, enfim a interpretação e produção de texto pode ser elevado e mais profunda ação que a sociedade necessitará para interagir uns com os outros. BIBLIOGRAFIA, La Bucivas.

1.1. Pergunta

        A interpretação e produção são primordiais para o desenvolvimento mental e intelectual, principalmente para a aprendizagem do sujeito no cotidiano.

        Quais as principais vantagens das diversas fontes de aprendizagens para interpretação e produção de texto para a comunicação?


2. DISCIPLINA: HOMEM E SOCIEDADE

Livro pesquisado: Universidade Paulista – UNIP

Autora: Kênia Kemp

Colaboradores: Prof. Fábio Gomes da Silva

Prof. Flávio Celso Muller Martin

Prof.ª Renata Viana de Barros Thomé

        Nessa disciplina aprendemos sobre o ser humano, a cultura e a sociedade. E através da antropologia acredita-se que o ser humano é o único animal cultural capaz de produzir conhecimento. E foi graças aos nossos ancestrais que desenvolveram a capacidade de se adaptar em novos ambientes que originou-se nosso comportamento que, possamos agir visando uma cultura ao invés do instinto.

        Então o ser humano é o único ser dotado de inteligência, mas para que possamos explorar essa inteligência precisamos colocar em prática a vida em sociedade baseada em uma cultura. Todos nossos comportamentos são adquiridos através do nosso convívio no meio social. Os nossos hábitos, alimentação, noção de moral, tudo que compartilhamos trata-se de um processo onde o ser humano aprende a se tornar um membro da sociedade.

        Temos também o crescimento da população que norteiam a diversidade cultural onde exigem muita inteligência e compreensão na vida de um ser social.

2.1. Pergunta

        A socialização é baseada em uma cultura. Mas de onde originou-se a cultura?


3. DISCIPLINA: HISTÓRIA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO

Livro pesquisado: Universidade Paulista – UNIP

Autora: Prof.ª Maria Alice Carnevali

Colaboradores: Prof.ª Silmara Maria Machado

Prof. Nonato Assis de Miranda

Prof.ª Renata Viana de Barros Thomé

        Desde os ares primordiais o homem era nômade, mas com o tempo aprendeu a fixar-se em determinados locais e a aprender desenvolver meios para sua subsistência. E apesar da descoberta do fogo que foi fundamental para espantar o frio, o medo, as feras, desenvolveu também a agricultura e pecuária e a cerâmica. Mais mesmo assim sentiu-se a necessidade de conhecer os mistérios da condição humana e encontrar um meio de explicar os fenômenos naturais.

        Assim o homem criou a mitologia para tentar compreender sua existência de forma racional e inerente, como a religiosidade e fantasia sem jamais deixar de ser racional, pois, trata-se de uma atividade intelectual humana. Primeiro surgiu a Teologia que vem do grego Theos, Deus + Gene, origem que foi um dos grupos de deuses que construíram a mitologia. E a perspectiva histórica da filosofia vem do pensamento mítico e da mitologia que buscam por respostas que viriam a ser reconhecida como filosofia na evolução do pensamento humano.

        Portanto a filosofia é um produto da cultura grega apesar de ter começado nas colônias onde havia um intenso contato com outros povos.

        E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto que buscava o conhecimento racional da ordem do mundo entendido como natureza.

3.1. Pergunta

        A crenças místicas existem nos dias de hoje?


4. DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA

Livro pesquisado: Universidade Paulista – UNIP

Autor: Prof. Renato Bulcão

Colaboradora: Prof.ª Josefa Alexandrina da Silva

        De acordo com os conhecimentos adquiridos, a ciência política, há muitos anos atrás, era constituída através do comportamento humano que variava de acordo com cada cidade ou país. Assim cada lugar tem sua determinada cultura, onde dá origem a vida política de uma sociedade.

        Desse modo, a vida política dava-se da seguinte forma, por exemplo, o que se comia dependia do que era plantado e geograficamente, por exemplo, uma cidade no Estado do Amazonas tem os rios como influência e assim eram determinados os hábitos e costumes de uma sociedade gerando os valores também socioeconômicos desses lugares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com