TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Atividades Complementares Presenciais

Por:   •  27/8/2022  •  Ensaio  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]


Escola De Educação Profissional SENAC

Ensino a Distância

Componentes Curriculares - Atividades Complementares Presenciais I 

Aluno: Olivia Fernandes da Silva

Professor: ( Tutor) : LUCIANA WIST

Atividade: 01

Vídeo Aula: 01

Local e Data: Osasco/SP – 06/07/2022

Contextualização com o mercado e perfil profissional

Com clientes cada vez mais exigentes, procurando informações de seus diretos e deveres, buscando excelência em cada serviço utilizado, as empresas cada vez mais vem otimizando a qualidade para trazer e efetivar a excelência para todas as áreas de seu empreendimento.

Neste caso a qualidade pode e deve ser uma ferramenta utilizada em qualquer ramo, desde da vendinha perto de casa até grandes empresas.

Quando nos tornarmos empreendedores, queremos obter sucesso e em consequência lucro, a qualidade pode desenhar áreas, mapear funções, padronizar processos, treinamentos, monitorias, desenvolver profissionais dentre suas atividades exercidas, tornando os procedimentos mais práticos e eficazes para exercer com excelência seus cargos.

Através de analises e ferramentas utilizadas na gestão podemos precaver que ocorram incêndios (problemas), no entanto, por falta de informação (conhecimento) da área, somos utilizados como apagadores de incêndios.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

O mercado de trabalho é amplo, pois pode ser utilizado em qualquer empresa que deseja a padronizações e melhorias, gerando excelência no trabalho fornecido.

O profissional formado em técnico de qualidade pode exercer a função:

Auditor de Qualidade (Interno e Externo): profissional responsável por garantir a conformidade de produtos e normas dentre uma empresa sendo funcionário interno ou externo, atestando através de relatórios precisos a sua eficácia.

Inspetor de Qualidade:  inspeciona o recebimento e organizar o armazenamento e movimentação de insumos, seguindo normas e procedimentos técnicos, de qualidade e segurança.

Assistente de Qualidade: Faz controle de qualidade e inspeção dos materiais recebidos, definindo especificações dos produtos e materiais. Acompanha as etapas do processo de produção, conforme a especificação do produto, faz avaliação das mercadorias não conformes, elabora relatórios e auxilia em atividades inerentes ao controle de qualidade, participando sempre de reuniões para melhoria continua.

Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.

  • Elaborar manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios de processos de qualidade das organizações.
  • Registrar o controle da qualidade.
  • Elaborar e executar auditorias internas da qualidade.
  • Acompanhar auditorias externas.
  • Divulgar os procedimentos de qualidade e propor ações de informação e formação específica.
  • Identificar inconformidades em serviços, produtos e processos e suas possíveis causas.
  • Propor ações corretivas e preventivas.

Técnico em Qualidade ajuda a organização a tomar melhores decisões e a encontrar soluções para otimizar processos, produtos, serviços e sua própria gestão. É também um profissional fundamental em instituições que passam por auditorias frequentes ou que precisam cumprir normas e padrões nacionais e internacionais.

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações.

O investimento na área de qualidade em uma empresa, proposta a executar as melhorias e ações, aumenta a otimização dos processos, diminuindo perdas e gerando lucros, clientes fidelizados e processos padronizados.

Cases de sistemas da qualidade

Comecei a trabalhar numa empresa na área de reclamação (SAC decreto lei 2008), com essa lei deveríamos resolver ou responder clientes em um determinado tempo estimado pelo decreto, uma lei muito boa para o cliente, mas a implementação do processo não foi uma boa solução para empresa em questão, pois tínhamos um canal exclusivo para reclamação, mas cliente reclama em todos os meios possíveis, através de fale conosco, mídias sociais, e-mail de algum funcionário, Reclame aqui entre outros.

O que foi criado para ouvirmos o cliente e tratar suas reclamações se tornou um serviço obsoleto, pois em cada meio que ele utilizava para reclamar recebia uma resposta.

Ao detectar esse problema, fiz uma proposta a empresa que todas as reclamações dos clientes por todos os meios de acesso fossem direcionadas para uma área que responderia esse cliente (não tendo mais diversas respostas e nenhuma solução), então foi criado a área de Gestão de Clientes que eu era responsável e as resposta tinham prazo de resposta e padronização por meio de envio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (587.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com