TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilidades para integração qualidade de vida e aprendizagem do jovem trabalhador.

Por:   •  2/4/2017  •  Ensaio  •  4.014 Palavras (17 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 17

FORRO DO APRENDIZ: projeto de possibilidades para integração, qualidade de vida e aprendizagem do jovem trabalhador.

Resumo

Este relato tem como objetivo descrever a experiência vivenciada no Curso de Aprendizagem em Vendas do Programa de Jovem Aprendiz do Senac PE, durante a unidade curricular de Atendimento ao Cliente em Vendas e Promoção em Vendas de Produtos e Serviços, a qual teve a carga horária de quarenta e quatro horas e vinte e oito horas, respectivamente, divididas em dezoito dias, sendo distribuídas quatro horas para cada dia. Através de uma proposta pedagógica orientada pela metodologia de projetos, a ludicidade e a dança, a prática esteve direcionada à elaboração de um projeto com o tema de forro do aprendiz, que possibilitou a integração, qualidade de vida e aprendizagem do jovem trabalhador nas variadas fases da venda e do atendimento, perpassando pelos pilares da administração, resultantes de uma vivência estruturada através da dança do forró[1], manifestação expressiva e artística, que favorece benefícios proporcionando a melhora da saúde e elevando a Qualidade de Vida de quem a pratica, contribuindo como um lazer, bem como, diante do perfil do profissional de vendas, em um olhar reflexivo e comparativo, encontra-se variadas semelhanças com a dança junina que demonstrará o atendimento a expectativa do cliente, aprendizado, confiança, criatividade, determinação, persistência, liderança, trabalho em equipe, autonomia, disciplina, motivação, harmonia, superação, maturidade alcançado através do planejamento, organização, direção e controle, passos relevantes no processo da venda, atividade que requer do profissional, bom humor e bom senso constante, por isso a escolha da dança como atividade que oferece prazer e servindo de estímulo para a felicidade do ser humano. Dentro desse contexto, trata-se de demonstrar a possibilidade de uso de técnicas que mobilizem as atividades de aprendizagem, promovendo uma reflexão continua das diversas metodologias aplicadas como elemento fundamental no processo para apropriação das competências, com autonomia do aprendizado, como rege a educação profissional. A experiência proporcionou aos jovens aprendizes trabalhadores atendimento ao cliente e promoção de vendas, que subsidiam o desempenho na sua vida profissional.  

Palavras Chaves: Integração, Aprendizagem, Competências.

Abstract

This report aims to describe an experience in the Course of Learning in sales in the Young Apprentice Program Senac PE,  during the course of Customer Service and Sales Promotion on Products and Services Sales, which had the workload of forty-four hours and twenty-eight hours, respectively, divided into eighteen days being dealt four hours for each day. Through a pedagogical proposal-driven design methodology, playfulness and dance, the practice has been directed to the preparation of a project with the apprentice liner theme, which enabled the integration, quality of life and youth worker learning in various phases sale and service, passing the pillars of the administration, resulting in a structured experience through dance the forró, expressive and artistic manifestation, which promotes benefits providing improved health and raising the life quality of those who practice it, as a contributing leisure as well as before the sales professional profile, in a reflective and comparative look, is varied similarities to the June dance that demonstrate the fulfillment of customer expectations, learning, confidence, creativity, determination, persistence, leadership, teamwork, autonomy, discipline, motivation, harmony, resilience, maturity achieved by planning, organizing, directing and controlling, relevant steps in the sale process, activity that requires professional, good humor and good sense constant, so the choice dance as an activity that offers pleasure and serving as a stimulus for the happiness of man. In this context, it is to demonstrate the possibility of using techniques that mobilize the learning activities, promoting reflection continues the different methodologies applied as a fundamental element in the process of appropriation of skills, with learning autonomy as governing vocational education. The experience gave the young apprentices customer service and sales promotion,  that support performance in their professional life.

Key Words: Integration, Learning, Skills

Introdução

Este relato tem como objetivo descrever a experiência vivenciada no Curso de Aprendizagem em Vendas do Programa de Jovem Aprendiz do Senac PE, durante a unidade curricular de Atendimento ao Cliente em Vendas e Promoção em Vendas de Produtos e Serviços, a qual teve a carga horária de quarenta e quatro horas e vinte e oito horas, respectivamente, divididas em dezoito dias, sendo distribuídas quatro horas para cada dia. A experiência possibilitou a preparação dos alunos para o exercício da cidadania e o mundo do trabalho na área de Vendas e Atendimento, com a aplicação de recursos motivadores e lúdicos. Permitiu ao aluno a construção do aprendizado com autonomia, a reflexão sobre os resultados, a descoberta da capacidade de interagir entre eles e os demais jovens aprendizes do programa, favorecendo a integração ao produzir sua obra e apreciá-la.

Na perspectiva do mundo do trabalho, diante da competitividade global, são exigidas dos profissionais competências que podem ser melhoradas por meio da educação profissional, através de cursos e treinamentos, que visam preparar a pessoa para o trabalho, despertando a curiosidade e o interesse, promovendo possibilidades, descobertas e autonomia para a construção do aprendizado através das competências técnicas ou operacionais, mas principalmente as competências comportamentais. Este perfil contempla “Conhecimento, Habilidades e Atitudes”, denominado de CHA (RABAGLIO, 2001).

Para Rabaglio (2001), o CHA é a soma dos comportamentos que vão definir a trajetória profissional, não só em uma empresa, mas em toda sua vida. É o elo de fatores determinantes para a vida profissional e pessoal de qualquer pessoa, tornando-se diferencial competitivo.

Ao conhecer o discente, como jovem trabalhador, torná-lo um sujeito crítico, curioso e interpretativo, assim como o docente  deve ser, a educação passa a ser uma dinâmica prazerosa com a construção de novos conceitos, novas vivências e sendo assim uma educação que contribui para uma integração qualitativa ao meio social.

Verderi (1998) propõe uma educação que possibilite o autoconhecimento, compreensão de si mesmo e de seu mundo. Segundo a autora, o prazer, contato com o lúdico e desenvolvimento de uma consciência crítica favorece e incentiva o discente a manifestar suas ideias através de um agir pedagógico coerente. Assim, o discente passa a expressar sua corporeidade e sua capacidade de adaptação, favorecendo aos mesmos acoplamentos estruturais nessa relação bio-psico-energética.

Segundo Freire (2002)  não só o discente está em fase de aprendizado, para ele o docente que no caso representa a escola, deve presentar uma postura crítica em relação ao saber. Deve ser curioso, pesquisar e questionar as próprias verdades, além de relacionar os seus conhecimentos e de seus educandos com a realidade do seu meio social. Freire (2002) afirma que não há ensino sem pesquisa nem pesquisa sem ensino. O educador seguindo essa postura desenvolve o mesmo espírito em seus educandos. Ensinar deve ser uma junção entre aprender um conhecimento já existente e produzir novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (211.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com