TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Sociologia - Carlos Benedito Martins

Por:   •  1/7/2018  •  Resenha  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha texto 1 – Carlos Benedito Martins

De acordo com o livro de Carlos Benedito Martins ‘’O que é Sociologia’’, explicando que a sociologia desde sempre presente, com as influencias econômicos e políticos nas classes sociais que influência para uma reflexão na sociologia moderna com pensamentos profundos.

O surgimento da sociologia veio de processo de queda na consolidação da sociedade feudal da civilização capitalista, resultando em pensadores analisando para ajudar compreender a nova situação onde que surgiu o marco sociologia no século XVII. Acontecimentos como Revolução francesa citado por Eugene Delacroix e a Revolução industrial na Europa, A importância deles foram colocando em analise, um problema que deveria ser estudado. Teve uma importância de pensamentos filosófico na disposição de tratar a sociedade aparte de pensamentos em grupos e não como indivíduos isolados muito dos nomes na época XVII como Rener Descartes, Francis Bacon e Thomas Hobbes.

O ilusionismo teve uma participação em um objetivo de estudar para mostra que naquela época os homens tentavam contra a natureza do indivíduo, era demonstrar que eram irracionais e injustos desta forma impediam a liberdade do homem.

Com o nisso da Industrialização a frança no século XIX deve o surgimento da introdução de maquinas gerando desempregos e miséria, algo que se repetiu na sociedade na Inglaterra, tinha abuso de trabalho de crianças e mulher com migração de campo para cidade, gerando problemas como habitação, higiene, alcoolismo e mortalidade.

Pensadores da época se espantam diante da nova realidade Européia e Le Play, Augusto Comte e outros pensadores concentraram suas reflexões para pensar um uma ‘’ nova ordem ‘‘, segundos tinha que conhecer as leis que regem os fatos para um equilibro assim uma ciência da sociedade. Le Play acredita que é a família e não um individua isolado que possui uma significação para a compreensão da sociedade, o mesmo era considerado um dos maiores pensadores socialistas.

Uma orientação geral da sociologia, feita por Augusto Comte certo que precisava de uma reorganização da sociedade iria exigir uma nova forma de elaborar para conhecer a realidade, o mesmo procurou estabelecer princípios que deveriam notar ao conhecimento humanizado. A verdadeira Filosofia deveria proceder diante da realidade de forma positiva, ao contrário da filosofia do século XVII que era negativa , ou seja , contestava as instituições sociais que ameaçavam a liberdade do homem . Resulta Comte que a sociologia e positivismo aparece ligados , uma que a criação da sociologia fica marcante no positivimos. Matemática, Química, Física Faltava algo ‘’ experimento social ‘’ que usava os mesmo termos de ciências naturais. Comte considera um dos pontos altos da sociologia a reconciliação entre ‘’ordem e progresso ‘’. Assim como Comte a Sociologia de Emile Durkheim a questão social seria uma preocupação constante, ele acreditava que a raiz dos problemas não era a natureza econômica, mas certa fragilidade da moral da época, criando os programas socialistas. Durkheim era muito otimista, acreditava que a crescente divisão do trabalho invés de gerar conflitos sociais, aumentaria a cooperação e solidariedade entre os homens .Ele acreditava que é necessário criar um conjuntos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com