TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Trabalho Escolar: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo 1 – Introdução ao trabalho realizado

Capitulo 2 - Analise sobre o texto Rio+20: o futuro que queremos e entrevista com Gleisi Hoffmann

Capitulo 3 – Dados da Pesquisa

Capitulo 4 – Conclusão

Referencias Bibliográficas

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, aos meus familiares e a minha esposa. Muito obrigado por tudo!

Introdução

O trabalho que elaborei intitulado como “emprego verde”, destaca a importância de se investir em empregos que possam contribuir para a preservação e restauração de nosso meio ambiente, dentre vários setores como agricultura e industria. Porém, devemos passar por um treinamento em nossa educação quando o assunto é sustentabilidade.

O futuro de nosso planeta mostra que se continuarmos utilizando nossos recursos naturais como água, solo e ar de maneira desordenada e sem preocupação em controla-las, as consequências serão catastróficas.

Países em desenvolvimento (como o Brasil) devem investir em programas para criação de novos empregos verdes, para que nossos recursos naturais possam ser utilizados de maneira moderada, como o incentivo a reciclagem, diminuir o consumo de energia e de água em nossas residências, sem prejudicar o equilíbrio natural do meio ambiente, pois este investimento irá criar novos postos de trabalho e a educação será o começo para esse novo meio de investimento.

Os empregos verdes resultam em proteger e restaurar a biodiversidade de um modo geral, criando alternativas para utiliza-lo sem prejudicar seu curso natural, além de estimular o investimento em vários setores da industria, gerando o crescimento econômico e claro, a criação de novos empregos.

Capitulo 2

No texto Rio+20: o futuro que queremos podemos destacar a proposta feita aos governos para investirem no setor de educação, gerando o maior índice de acesso dentre a população mundial, com uma qualidade considerável ate o ano de 2030, focando no desenvolvimento e conhecimento necessário para o crescimento sustentável e para a criação de novos empregos. Isso é muito importante, pois sem educação, as pessoas não terão consciência da importância desses fatores em nossas vidas.

Quanto mais pessoas adquirirem esses conhecimentos, melhor será o resultado para resolvermos situações como o controle de emissão de gás carbônico, a poluição das águas e o desmatamento das florestas.

Saber o que é sustentabilidade, um dos assuntos mais comentados do planeta, é fundamental para o inicio da geração de empregos verdes, pois é a ligação entre criar postos de trabalho que não agridam nosso meio ambiente, reaproveitando seus recursos para aproveitamento em vários setores como a economia de energia elétrica.

Um fato interessante na apresentação da Geisi Hoffmann com relação aos empregos verdes foi o fato relatado sobre a construção de 1 milhão de casas que será construído pelo governo pelo programa “Minha casa Minha vida” em até dois anos, onde serão utilizados novas tecnologias de sustentabilidade, com até 46 critérios sustentáveis para que as residências possam conviver com o meio ambiente de uma maneira econômica sem prejudica-la, utilizando de seus recursos naturais.

Outro ponto destacado é a iniciativa do governo em reduzir os impostos sobre produtos que consomem menos energia, incentivando assim os consumidores a consumirem produtos que possuam o selo de menor índice econômico de energia. A conscientização de se economizar energia é fundamental para eliminarmos futuros problemas como a racionalização do beneficio, ou a falta da mesma em vários lugares de nosso país e do mundo.

O que chamou minha atenção durante a apresentação de Gleisi Hoffmann foi o relato de que o Brasil é um dos países mais avançados em matéria de geração de novos empregos verdes. Porém, creio que este tipo de informação deveria ser mais bem informado através da mídia (seja ela visual ou impressa) para que possa incentivar novas pessoas a estabelecerem os critérios em suas empresas para manter o equilíbrio entre meio ambiente e o avanço do desenvolvimento empresarial de um modo geral.

Capitulo 3

Dados da Pesquisa

Nome da Empresa: GM (General Motors localizada em São Caetano do Sul-SP)

Setor de Negócios: Indústria automobilística (montadora)

Características Principais: tem como principais conceitos a responsabilidade com o meio ambiente, além da preocupação com o gerenciamento de risco por parte de seus funcionários. A inovação é outra marca da empresa, que investe em melhorias continuas para alcançar seus objetivos de uma maneira rápida sem violar o equilíbrio com a biodiversidade. A sustentabilidade é outro investimento que a empresa faz para atingir novos resultados, melhorando seu desempenho no mercado.

A finalidade do emprego verde esta dentro do conceito “Green building” (edifício verde), na qual foi construído seu centro de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com