TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Dissertações: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  2.791 Palavras (12 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO:

Existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado. A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa.

O comportamento organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa, consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano.

Capitulo 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional (C.O) é um campo de estudos que investiga o impacto de indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Resumidamente, de acordo com Sampaio (2013) o C.O se preocupa com o comportamento humano nas organizações. O modelo de estudo se baseia em Variáveis Dependentes que são afetadas por algum auto fator, tais como:

• Produtividade: Eficácia e eficiência;

• Absenteísmo: Não comparecimento ao trabalho;

• Rotatividade: Entrada e saída de pessoal;

• Cidadania organizacional: comportamento não funcional que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização;

• Satisfação no trabalho.

O modelo de estudo também se baseia em Variáveis Independentes, que são supostas causas de mudança nas variáveis dependentes, tais como:

• Nível individual: personalidade, experiência pessoais, estrutura emocional, valores e atitudes, percepção, aprendizagem, motivação e nível de capacitação;

• Nível grupal: o comportamento é influenciado pelo grupo. Estude-se os grupos e equipes de trabalho, comunicação, liderança, poder, políticas e conflitos.

Além das Variáveis Dependentes e Independentes, existem as Variáveis no nível do Sistema Organizacional, que trata da organização formal, processos do trabalho e funções, políticas e práticas de RH, cultura interna e clima organizacional.

Podemos concluir que a finalidade do C.O é promover e contribuir para a melhoria da eficácia organizacional, sendo esta perspectivada como um conceito que deve ser operacionalizado através de indicadores de bem-estar relevantes para os vários stakeholders da organização.

COMPARAÇÃO ENTRE OS AUTORES GERALDO CARAVANTES E STEPHEN P. ROBBINS

1- Segundo Geraldo Caravantes, comportamento organizacional, preocupa-se com o comportamento e desempenho de indivíduos dentro de uma empresa, não deixando de lado o estudo do ambiente em si, os recursos humanos e seus objetivos, e se quisermos entender mais sobre comportamento organizacional temos que estudar com mais atenção as ciências comportamentais, como a psicologia, sociologia, antropologia e ciência política.

2 - Já o autor Stephen P. Robbins a definição de comportamento organizacional é quando uma empresa certamente gerenciada comporta mais de uma pessoa que funcione de forma consecutiva para atingir um objetivo comum, tendo como um propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia da sua empresa.

A seguir é apresentado um exemplo do quadro comparativo de sistema fechado e sistema aberto:

Estática ambiental versus Turbulência ambiental

* Reação Proação

* Previsibilidade Incerteza

* Sistema fechado Sistema aberto

* “Status quo” Inovação

* Eficiência Eficácia/Efetividade

* Competição Colaboração

* Orientação Orientação para o Mercado

* Burocracia Ad-hocracia

Fonte: Adaptado de Caravantes (2009).

Todas as empresas constitui um sistema, uma estrutura unificada de subsistemas inter-relacionados sujeitos as influencia do ambiente, denominada abordagens dos sistemas abertos, que contribui para organizações inovadoras modernas das tradicionais que dão sustentação a produção e qualidade motivando grupos com propósito de utilizar o conhecimento para melhorar a eficácia, tornando mais ágeis, maiores oportunidades, novos mercados, menor número de barreiras novas estruturas organizacionais virtuais, aumentando a tecnologia de informação sofisticada, mais participação feminina no mercado de trabalho e com mudança na cultura das organizações.

Sistema fechados são organizações que não cogitam a realizar alterações, inovação, pouco relacionamento entre empresa e ambiente, traz consequências extremamente disfuncionais considerando consequência da atividade produtiva da empresa sem motivação, cada vez mais dificuldades de manutenção e sobrevivência em meio à avalanche das multinacionais.

MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

As mudanças rápidas tem feito com que venhamos a nos confrontar a cada passo com a incerteza. Daí a necessidade de desenvolvermos sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com