TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Trabalho Escolar: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  3.159 Palavras (13 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 13

TÍTULO: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Navegando Num Mundo Sustentável

Desafio de Aprendizagem da Disciplina de Responsabilidade e Meio Ambiente

do Curso de Pedagogia da Universidade

Anhanguera-Uniderp.

Profº Djalma Silveira da Silva

Profª Tutora a distância: Emarina Dias

Jundiaí S.P

2011

Introdução

Sustentabilidade

Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade? E um conceito sistêmico relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Mais você ainda pode pensar: E que isso tudo pode significar na prática?

Podemos dizer na prática, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários ( naturais ou não ) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o MEIO AMBIENTE e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos economicamente inviável . No entanto, não e bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactante no meio ambiente como a mineração, a extração vegetal, agricultura em larga escala, a fabricação de papel e celulose e todas as outras, a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos, revelou-se economicamente viável em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra. (Fonte:

Assim os projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começam a multiplicar-se e a espalhar-se vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em sua vizinhança viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses PROJETOS SUSTENTÁVEIS. Da mesma forma, áreas que antes eram considerados meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por praticas predatórias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.

A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma pratica exitosa e aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; alem de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas nas áreas de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.

De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuara a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação continua e da presença atuante da mão humana.

Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação ,e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema ,podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: A QUISIÇAO DE MEDIDAS QUE SEJAM REALISTAS PARA OS SETORES DAS ATIVIDADES HUMANAS. (Fonte: www.atitudessustentaveis.com.br )

Os pontos elementares da sustentabilidade visam a própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.

Pode-se exemplificar esse conceito com a medida e como investimento que vem sido adotado no Brasil com relação ao biocombustível, que por mais que não tenha mínima autonomia para substituir o petróleo, ao menos visa reduzir seus usos. O segundo principio refere-se ao uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render. Em um quadro mais geral, pode-se fundamentar a sustentabilidade como um meio de amenizar (a curto e longo prazo simultaneamente) os danos provocados no passado. A sustentabilidade ambiental também se correlaciona com os outros diversos setores da atividade humana, como o industrial, por exemplo. A sua aplicação pode ser feita em diversos níveis: a adoção de fonte de energias limpas esta entre as preocupações centrais, algumas empresas tem desenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximamente a esses locais. Outro exemplo de sua aplicação esta em empresas, como algumas brasileiras de cosméticos, que objetivam a extração cem por cento renováveis de seus produtos. O replantio de áreas degradadas, assim como a elaboração de projetos que visem áreas áridas e com acentuada urgência de tratamento são mais exemplos que já vem sido tomados.

Pode-se afirmar que as medidas estatais corroboram perceptivelmente com a sustentabilidade ambiental. Sendo necessário não apenas um investimento capital em tecnologias que viabilizem a extração e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, mas também conta com atitudes sistemáticas em diversos órgãos sociais e políticos. Como por exemplo, a propaganda, a educação e a lei.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até planeta inteiro, por isso cabe aos seres humanos, cuidarem do meio ambiente, fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com