TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Monografias: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  3.525 Palavras (15 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 15

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Trabalho desenvolvido em forma de relatório para a disciplina de RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE como parte da avaliação referente ao segundo semestre, sob a orientação do professor EAD Edilene Maria de Oliveira

Introdução

O presente trabalho “Como difundir a consciência preservacionista e tomar uma atitude urgente” foi desenvolvido com a finalidade de se conceituar e identificar a sustentabilidade e a sua aplicação no planejamento ambiental. este trabalho pretende tratar da importância do saneamento básico para o planejamento territorial urbano

No que tange ao conceito, buscou-se Inter relacioná-la com os diferentes aspetos da vida, procurando provar a sua importância para preservação da própria existência.

Foram apontados exemplos de como a sustentabilidade é determinante no contexto ambiental tendo como paradigma o município de Mossoró - RN.

No curso deste trabalho, discutiu-se o por quê de as atitudes de preservação do meio ambiente não serem efetivadas de forma plena e eficiente e concluiu-se que o momento adequado para se assegurar a existência de planeta habitável para as gerações futuras é o presente e não o futuro..

Desenvolvimento

Identificando a sustentabilidade e a sua aplicação no saneamento dos municípios.

Sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da nossa sociedade. Com ela se propõe um meio de configurar a civilização e as atividades de forma que a sociedade possa ter suprido suas necessidades no presente e preservar os ecossistemas naturais e a sua preservação para as gerações futuras.



A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.


Passamos a entender que consumo sustentável e consciência somada com atitude vão além de cuidar o que retiramos e o que devolvemos ao do meio ambiente todos os dias, e é a primeira lição a ser aplicada com exemplos concretos, sem exageros nem de forma alarmista desde a primeira educação.

Sabemos que é impossível frear por completo o consumo, base de toda a economia capitalista, então o que fazer? Nossa proposta é que devemos ensinar a esperar um pouco mais para a natureza se refazer, a devolver o que usamos dela, mas não em dinheiro, e sim com atitudes para garantir um amanha mas tranquilo para nossos filhos .

Alguém já fez a conta de quantas árvores um ser humano devasta durante sua vida? Com esse resultado em mãos, e sem ameaça de punição, deveríamos colaborar com os ecossistemas, já na nossa adolescência, algo fácil e real que parte da consciência e integridade de cada um. Com tanto lugar degradado, é muito simples reflorestar com árvores nativas e devolver o total que vamos tomar do planeta e não simplesmente pagar impostos, que cada vez mais servem para enriquecer corruptos e aumentar o desmando que os políticos promovem, em vez de serem revertidos para os fins de direito para o qual são cobrados .

O consumo Sustentável significa saber utilizar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras.

Após analisar os dados coletados de diversas pesquisas por fontes governamentais, dos 3% da água doce, somente 1% está armazenada em fontes, rios, e aquíferos subterrâneos, e ainda assim é mal distribuída pelo planeta, e por consequência dessa distribuição existem inúmeros problemas para atender as necessidades da população. Um exemplo claro disso é a nossa região rica em petróleo, mas com escassez de água e esse limitado bem ainda ameaçado pelas atitudes da raça humana que não cuida do seu lixo, lixo industrial, esgoto, ou resíduos de agrotóxicos entre outras causas, com efeito devastador para as bacias hidrográficas e para o planeta.

Cientes da importância desse produto indispensável à vida, e ainda diante da concordância de todos quanto à necessidade de preservação dele, as ações e as atitudes das indústrias e até dos cidadãos nas suas residências demostram o contrário. O problema é prioridade para muitos na teoria, diferentemente da pratica quando a máxima não é verdadeira .

No entender deste grupo, somente de forma unida poderemos mudar essa história e se não tomarmos uma atitude agora não haverá o que consumir amanhã.

Não se trata de um processo alarmista, mas sim do cuidado para manter de forma coerente um planeta habitável para nós agora e para as gerações futuras. É nossa a obrigação de preservar o meio ambiente e devemos ensinar isso aos nossos descendentes. Cada vez a água custará mais caro e será de difícil acesso Esse recurso indispensável vai ser uma moeda de alto valor nos países que a possuírem dentro do seu território, o que é o caso do Brasil se conseguimos conservar sem poluição as imensas bacias hidrográficas e rios de grande extensão que nosso país possui .

Em um artigo publicado no site do Sr. Luiz Eduardo Cantarelli Mt-14.495 este nos diz: Estou convencido que a lógica maldita do consumo pelo consumo, pode ainda ter alternativa de escolha, e do poder pelo execrável poder que trilhamos, portanto mais que economia, mais que efêmeras felicidades, insira-se na cadeia das pessoas que reciclam, que preservam que cuidam, que amam o planeta, a casa de todos nós. Assim agindo, talvez ainda tenhamos tempo de reverter o Armagedon que criamos para nós mesmos.

Somos muitos a pensar assim, mas ainda não estamos todos remando ao mesmo tempo, ainda ficamos nos debatendo entre qual é o rumo e em que velocidade devemos atuar.

Sustentabilidade é dar tempo à natureza para poder gerar a nossa sobrevivência, deixar o planeta se regenerar, mas a avidez pelo consumo em todas as áreas faz com que o nosso povo não queira aceitar essa espera.

Para unificar um espírito de luta, devemos pensar onde a necessidade começa, onde as nascentes que formam rios e lagos e que são a fonte principal da vida precisam de nossa atenção, mas apesar do desafio de solicitar uma aplicação deste conceito de sustentabilidade em saneamento básico, nossa proposta e consciência e atitude não caminham para isso. Especificamos aqui os princípios gerais da sustentabilidade que acreditamos ser o caminho certo :

PREVENÇAO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com