TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social e meio ambiente

Tese: Responsabilidade social e meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Passo 1: Para se preparar para a realização desta Atividade, confira atentamente as indicações de leitura a seguir:

1. Assista ao vídeo:

Rio + 20: Desafio da Sustentabilidade. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g>. Acesso em: 23 jun. 2014.

Em seguida, reflita sobre o potencial humano para a implantação da sustentabilidade. Como podemos, individualmente, colaborar para que esse conceito se torne algo concreto?

Podemos colaborar de diversas formas para que a sustentabilidade se torne algo concreto e que se de o devido valor a preservação do meio ambiente. A principio devemos trabalhar fortemente na conscientização, que inicia dentro das nossas casas, ainda existe um falso conceito de que todos sabemos da importância da sustentabilidade, mas ainda não aplicamos as ações necessárias no nosso cotidiano, não na medida que deveríamos. Acredito que a grande maioria da população ainda não se enxerga responsável pelas questões ambientais, ou realmente não tem a visão real do impacto das nossas ações.

O nosso principal trabalho individual é a conscientização, quando esta estiver enraizada nos conceitos da sociedade, as atitudes mudarão normalmente.

2. Leia o material a seguir e reflita sobre o papel de cada um de nós na concretização da Agenda 21:

A Agenda 21 Local. In: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Seção Responsabilidade Socioambiental. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local>. Acesso em: 23 jun. 2014. Se preferir, CLIQUE AQUI.

O papel de cada um na concretização da Agenda 21 Local depende principalmente na pré condição de entender os objetivos, as reais necessidades e o que se espera das ações mapeadas. O conhecimento dos problemas, necessidades e o entendimento da importância de cada um dos atores envolvidos é de grande importância para que a Agenda 21 tenha êxito.

Os esforços tem ser igualmente focados no objetivo comum.

Passo 2:

1. Ações que expressão e torna possível a Agenda 21 desenvolvida.

- Conscientização da população sobre a importância da sustentabilidade;

- Organização de oficinas e eventos sociais voltados a sustentabilidade;

- Diagnósticos e estudos referente aos danos causados a saúde;

- Mapeamento das partes interessadas;

- Mobilização dos atores envolvidos em busca do objetivo comum;

- Capacitação de apoio e parcerias do setor privado;

- Exposição dos benefícios e dos valores agregados;

- Desenvolvimento de plano de continuidade;

- Plano de ações municipais;

- Pesquisar dados estatísticos e informações técnicas;

- Atualizar e validar as propostas de ação;

- Execução e conscientização das ações de continuidade;

2. Disserte sobre as suas conclusões e aponte algumas ações ambientalmente mais adequadas que você já incorporou ou pode adquirir após essa reflexão.

As ações para tornar uma Agenda 21 possível envolve desde análises estruturadas de dados estatísticos e estudos sociais até envolvimento de entidades que possam apoiar com mais ênfase os interesses mapeados. Ações ambientais adequadas tem de ser pensadas e planejadas no intuito de gerar cada vez mais sustentabilidade.

O minha Agenda 21 foi desenvolvida visando a conscientização da importância da sustentabilidade dos nossos principais rios da cidade de São Paulo. Ações como a reciclagem estão diretamente interligadas ao objetivo comum, e já podem e devem ser mais amplamente aderidas pelas partes envolvidas.

Passo 3:

1. Introdução:

O desenvolvimento dessa Agenda 21 Local tem por objetivo gerar sustentabilidade ao meio ambiente e agregar qualidade de vida a sociedade.

Recuperar um importante ambiente natural,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com