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Resumo de Sociologia | 3º ano | 1ª parte

Por:   •  11/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  633 Visualizações

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RESUMO SOCIOLOGIA – 1º TRIMESTRE

TEXTO 1 – CULTURA = conjunto de representações e costumes criados pelo homem enquanto ser social OU resultado de um processo civilizatório.

Tylor

Visão: Universalista.

Foco: Cultura como um todo.

Pensamento: Conjunto de conhecimentos, crenças, costumes, hábitos, moral, direito e arte, que caracterizam os indivíduos de uma sociedade.

Boas

Visão: Particularista.

Foco: Atenção detalhada nas diferenças culturais.

Pensamento: Diferenças entre sociedades são culturais, não biológicas.

Benedict

Pensamento: Cada cultura possui igualdade e relação interna.

– Concluiu que existem dois padrões culturais:

Apolínico: indivíduos que aceitam tudo (conformistas), que ajudam o próximo (solidários) e que são discretos (comedidos).

Dionisíaco: indivíduos que desejam mais do que têm (ambiciosos), que pensam apenas em si mesmos (individualistas) e que agem com excessividade (exagerados).

Mead

– Investigou o processo de recebimento cultural e seu impacto na formação da personalidade.

Pensamento: Diferenças de personalidade não têm relação com fatores biológicos, mas com a maneira com que cada cultura educa as crianças.

Lévi-Strauss

Pensamento: Cultura é um conjunto de sistemas simbólicos, como a linguagem, as artes, as ciências, as regras e as religiões.

Guattari

– Reuniu os significados de “cultura” em três grupos:

Cultura-valor: valores determinam o grau de cultura do indivíduo. (Fulano tem cultura clássica)

Cultura-alma coletiva: o coletivo determina a identidade cultural. (Cultura indígena)

Cultura-mercadoria: bens determinam a cultura de um indivíduo.

TEXTO 2 – DIFERENÇAS CULTURAIS

Summer criou o termo “etnocentrismo” para definir o fato de acharmos sempre nossa cultura superior.

– Exemplos do etnocentrismo

Antiguidade: romanos valorizavam os povos de cultura diferente da romana.

Início da colonização da América: povos europeus consideravam os povos americanos selvagens.

Hoje: povos entram em guerra por questões religiosas.

Canclini acreditava que as relações culturais ocorriam entre grupos próximos e, assim, os padrões culturais vinham da transmissão oral e escrita das tradições.

– Globalização da cultura (séc. XIX): desenvolvimento da tecnologia de informações (correios, telefonia, rádio, cinema, televisão e internet) resultou na interação entre diferentes culturas, tornando difícil a definição das características culturais de cada povo.

– Cultura erudita ↑ = relacionada com a elite | música e literatura clássica, artes plásticas e teatro.

– Cultura popular ↓ = relacionada com o folclore (folk – povo/lore – saber) | artesanato, músicas simples, danças, contos e mitos.

Bosi dizia que cultura está vinculada ao ato de trabalhar = todos têm acesso à cultura, pois todos possuem oportunidade de trabalhar. Porém, o resultado do trabalho (os produtos culturais) não estaria disponível para todos, somente para determinados grupos sociais.
⇒ Ideia: cultura é algo que se faz e não algo que se adquire. Quando a cultura passa a ser uma forma de diferenciação social, entramos na ideologia.

TEXTO 3 – RELAÇÃO ENTRE CULTURA E IDEOLOGIA

Mannheim 

– Defendia a existência de duas formas de ideologia:

Particular = ocultação da realidade, incluindo mentiras conscientes, subconscientes e inconscientes, que acabam provocando enganos e autoenganos.

Total = visão de mundo de uma classe social/época, sem ocultamento ou engano, apenas reprodução das ideias próprias de determinado grupo.

– Ideologia = sempre conservadora, representando o ponto de vista e os ideais das classes dominantes.

– Utopia = ponto de vista e ideais das classes oprimidas, pois buscam transformações.

Gramsci 

– Analisou a ideologia com base no conceito de hegemonia (domínio/poder).

– Uma classe faz com que seu projeto seja aceito pelos dominados desmanchando as ideias de cada grupo adversário.

– Aparelhos de hegemonia = uso de práticas intelectuais e organizações (livros, músicas, escolas), ou seja, toda relação de poder envolveria um caráter pedagógico.

– O poder (hegemonia) seria alcançado quando um grupo, além de comandar o poder forçado, também utiliza o ato de induzir para convencer os demais de que seus ideais são os corretos.

– Intelectuais autônomos seriam capazes de produzir uma contra-hegemonia.

Bourdieu 

– Desenvolveu o conceito de violência simbólica = formas culturais que produzem dogmas culturais (culturas impostas).

– Violência simbólica = doxa } fruto do processo de produção de senso comum a respeito dos valores da sociedade.

– São naturais as ideias que surgem no centro de um grupo social, repletas de intenções (ex.: submissão feminina).

Adorno e Horkheimer 

– Analisaram a ideologia com base na indústria cultural = meio de imposição ideológico, pois promove o interesse das pessoas pela promessa de felicidade em troca da compra de determinado produto cultural.

– O conceito explica a exploração comercial, a vulgarização da cultura e a ideologia da dominação e surgiu do aparecimento de empresas interessadas na produção de bens culturais, tendo como foco o consumo, o lucro e a entrada no sistema dominante.

– Produtos culturais divulgam modelos a serem seguidos que parecem certos aos olhos dos dominantes.

TEXTO 4 – OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A CULTURA

– 1º meio de informação que possibilitou divulgação maciça de suas informações = jornal.

– Século XVIII: nível de analfabetismo alto = informação era um bem da elite = alto grau de alienação da população mais necessitada = facilitação dos processos de dominação.

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