TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Sociologia

Por:   •  28/4/2017  •  Resenha  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução à Sociologia

A sociologia é a ciência que tem como objetivo compreender os conflitos, permanências e a transformações das sociedades contemporâneas. 

Até a Idade Média, não se via uma razão para criar uma ciência que estudasse a sociedade, afinal, a sociologia é uma ciência de procura de problemas e resolução desses mesmo em uma sociedade. Na sociedade medieval, se via a realidade como algo divino, algo que o ser humano não poderia intervir, logo, uma realidade que não se pode intervir não é vivida como um problema mas como um destino. 

Somente a partir do século XVIII que se começa a ter revoltas na sociedade e onde a sociedade começa a ser problematizada e vista como construção humana, passível de mudanças. 

A partir do século XVII       Idade Média

Liberdade                               Servidão 

Igualdade               X             Hierarquia

Fraternidade                          Exploração 

Para que a sociologia pudesse nascer duas revoluções teriam de acontecer, uma econômica e outra política: as Revoluções Industrial e Francesa. A partir disso, foi acrescentado ao conhecimento religioso e filosófico o conhecimento científico. 

A Sociologia, Ciência Política e Antropologia formam, em conjunto, as Ciências Sociais. 

Mudanças da Visão do Trabalho

Ao longo da história, a visão do trabalho pode perambular ora como algo indigno, ora como algo merecido de salvação.

O trabalho nos primórdios gregos o trabalho braçal era associado à escravidão. Na Grécia Antiga, a Igreja Católica sustentava a ideia de que o trabalho impossibilitava a elevação espiritual por conta de que somente usava a força bruta.

Mas, quando duas revoluções explodem, junto ao um movimento e uma religião o trabalho começa a ser enxergado com novos olhos. A partir das Revoluções Francesa e Industrial, junto com o Iluminismo e o surgimento da religião protestante por Lutero, o trabalho começa a ser visto como algo digno, que por meio dele se conseguiria/alcançaria a salvação.

As Diferentes Formas de Conhecimento

Podemos dividir o conhecimento em três: Religioso, Filosófico e Científico. Vamos nos aprofundar nesses três conhecimentos:

  • Conhecimento Religioso: se baseia na crença, é muito comum apresentar como critério de diferenciação do conhecimento científico para com o religioso a partir da seguinte frase: no conhecimento religioso, cremos para ver, já no cientifico, vemos para crer. O Conhecimento Religioso protagonizou durante toda Idade Média, tida como verdade instituída pela Igreja Católica. Baseada em dogmas.
  • Conhecimento Filosófico: se baseia nos questionamentos a partir da razão, se diferencia do conhecimento teológico ou religioso porque não aceita dogmas ou numa verdade revelada a partir da fé em Deus. A teses filosóficas não necessariamente devem ser comprovadas mas sempre tentam buscar a essência do “objeto” questionado.
  • Conhecimento Científico: diferentemente do conhecimento filosófico, o conhecimento científico busca respostas para os eventos naturais não só questionamentos. Visa descobrir o porquê, como, frequência dentre outras questões. Se popularizou a partir do século XX, não que antes não houvesse conhecimento científico mas durante o século XX se dá uma grande explosão científica. A partir dele, podemos ter “certezas” no mundo natural.

Senso Comum

Senso Comum é um tipo de conhecimento adquirido, ou seja, a partir de acontecimentos prévios de antepassados que conhecimento por meio de experiências se veio a conclusão de que quando aquele fenômeno acontecesse ele iria apresentar características similares aos anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (747.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com