TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Como Estrelas Na Terra

Pesquisas Acadêmicas: Resumo - Como Estrelas Na Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo – Como Estrelas na Terra

Ishaan Awasthi, um menino de 9 anos que tem dislexia e sofre muito por ter dificuldades na escola e por ser incompreendido pela família. Sempre se dava muito mal nas matérias “principais”, como línguas e matemática, mas era um menino muito inteligente, criativo e curioso, apesar de ser visto por todos, principalmente seus pais e professores, como preguiçoso, desinteressado e burro. Como seu irmão era sempre um dos primeiros da turma, Ishaan era comparado com ele, recebendo cada vez mais cobranças e incompreensão por parte do pai e dos professores.

Existem 07 tipos de Inteligências, e isso é trazido, no filme, pelo professor de artes de Ishaan, que mostra que cada criança tem um talento para algo, uma facilidade para se desenvolver mais em uma área do que em outra. No caso de Ishaan, por ter dislexia, ele tinha muita dificuldade com a linguagem, a leitura, a escrita e com os cálculos, porém, ele tinha uma facilidade incrível para desenvolver a “Inteligência Espacial”, pois ele tinha muito talento para criar, imaginar, desenhar e pintar imagens.

No próprio filme, o professor de Ishaan trás o exemplo de vários disléxicos que existiram na história da humanidade e que tiveram papeis importantíssimos, e foram considerados como gênios. Dentre eles, Albert Einstein e Leonardo da Vinci, grandes nomes, que apesar de terem dificuldades na área linguística, se desenvolveram brilhantemente nas áreas que tinham mais afinidade.

Ishaan era um verdadeiro artista mirim, e não deveria ser considerado burro simplesmente por suas dificuldades de aprendizagem que eram consequências de sua dislexia. Disléxicos não são burros e a doença não tem relação alguma com a Inteligência em si.

Assim como Ishaan, que ao ser compreendido pelo seu professor, que orientou também seus pais, para que cobrassem menos dele, pois suas dificuldades existiam por causa da dislexia, e deu apoio e ensino adequado para ele, conseguiu obter grande progresso na escola, podendo, assim, se desenvolver livremente na pintura, que era a área que ele mais se interessava e tinha mais facilidade.

A história de Ishaan logo nos faz questionar o sistema educacional. Com a teoria de Gardner, nos vem a mente que a escola deveria valorizar as mais diversas formas de pensamento, os estágios de desenvolvimento das várias inteligências, a relação existente entre esses estágios, a aquisição de conhecimento; não apenas querendo padronizar as crianças, ensinando-as a seguir um modelo pré-estabelecido, quando deveriam é incentivá-las a criar coisas novas e favorecer o potencial individual de cada um.

Essa teoria nos faz pensar em novas alternativas para as práticas educacionais, com uma educação realmente focada na criança, com avaliações que sejam adequadas as diversas habilidades humanas, com um ambiente mais amplo e variado, que dependa menos do desenvolvimento da linguagem e da lógica. Pois, embora as escolas declarem, como no filme, que “preparam seus alunos para a vida”, a vida certamente não se limita apenas a raciocínios verbais e lógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com