TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO COMO ESTRELA NA TERRA

Por:   •  24/8/2015  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO

PORTFÓLIO REFERENTE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO

ALUNA: SIMONE BIANCHESSI

RA: 1145308

TURMA: DGLPSMG1P

TUTOR/A ELISA HELENA MELETI REIS

CURSO/ LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

SÃO MIGUEL DO GUAPORE

 MARÇO 2015

[pic 3][pic 4]

1) Apresente e escolha uma fase do desenvolvimento (infância – primeira, segunda ou terceira infância, adolescência, vida adulta ou terceira idade) descrevendo as características da fase quanto ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional/social.

        

 Minha escolha nesta atividade foi com a Terceira idade pelo que podemos observar é que cada pessoa apresenta um padrão de envelhecimento diferente, podendo assim ter pessoas com a mesma idade e quando comparadas ser uma mais velha aparentemente de que a outra, provavelmente a que esta mais velha fisicamente comparada, sofre de alguma influencia genética e ambiental, que contribuiu para o seu envelhecimento. Existem dois processos de envelhecimento, sendo um primário e outro secundário. Primaria: é a deterioração biológica que acontece em pessoas com boa saúde e que não tem doenças graves ao longo da vida. Secundário aumenta com a idade e é associado com fatores que podem ser controlados com atividades físicas, alimentação e outros hábitos.  Podendo afirmar então que as mudanças e o desenvolvimento na fase adulta e velhice pode ter mudanças continuas. Interessante dizer de que ao passar os anos nosso cérebro diminui de tamanho e seus ritmos de atividade elétrica alteram apresentando diferentes padrões de envelhecimento. Uma pessoa que tem uma doença crônica mais tem um nível socioeconômico elevado, que vive em lugares estimulantes, e a personalidade flexível com sentimentos de satisfação própria, sofre um declínio intelectual menor de que as pessoas de não tem essas condições de vida. Embora muitos pensa que na velhice as pessoas idosas tem que ficar em casa ou parados, estão enganados, pois ainda a muito a se fazer, muitos aposentados continua exercendo suas profissões,  pois ainda se sentem jovens e muitos capacitados para trabalhar, e sem contar que  profissional com experiência de vida e carreira não se compara, a nem um profissional iniciante. O envelhecimento vem sendo alvo nas mais grandes e diversas áreas, desde a saúde ate a educação, com o avanço da medicina, tendo uso de vacinas para a prevenção de doenças e exames preventivos aumenta se o expectativa de vida da população aumentando também o numero de idosas capacitados e que estão em perfeito estado de conservação, levando assim a sociedade a pensar neste idoso como ser de direitos. Tendo assim o idoso como uma fase na qual ocorrem mudanças de seu papel social e também alterações físicas, mentais e intelectuais, assim o processo educativo teria o papel de  reconstrução e reciclagem dos saberes dos idosos. Visivelmente nota se que nesta idade o idoso já tem sua identidade diminuída com a chegada da aposentadoria e com as mudanças no contexto familiar e social; aparentando assim que a terceira idade é improdutiva, que mais nada pode criar ou aprender. Mais os idosos vem demostrando a cada dia ter um grande potencial a ser explorado, sendo por sua experiência regressa ou potencializado por novos saberes.

 

 2) Com base nas características descritas, elabore uma atividade pedagógica que possa auxiliar no desenvolvimento dessas características.

 A atividade que eu sugiro é que 3 vezes por semana eles possam participar de aulas de danças, e 2 vezes por semana possam estar praticando outros tipos de atividades tais como caminhada, e bicicleta, em uma academia que esteja acompanhados por um profissional. Também que dentro deste tempo que passam juntos aja interação e possam estar discutindo contando historias de experiências vividas por eles, para que assim não aja falhas na memoria, pois já dizem que o esquecimento e certo mais as vezes isso acontece por falta de aspecto de nível social, com essas atividades e interação poderá o idoso ter sua alto estima elevada, e que sintam mais e mais vontade de viver e inovar seus conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com