TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme Como estrelas na terra

Por:   •  30/3/2015  •  Resenha  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 3

     Taare Zameen Par – Como Estrelas na Terra

É um filme indiano de 2007 que conta a história de Ishaan é um garoto de nove anos, que tem dislexia. Por conta de sua condição vive entrando em encrenca com seus colegas de sala e vizinhos, e seus professores o tratam como um garoto problemático com falta de disciplina em casa, já que ele é um aluno rebelde. Seu pai inclusive acha que seu problema na escola é por conta do mimo que sua mãe o dá, já que é o mais novo de dois filhos, e seu filho mais velho é um filho e aluno exemplar.

Após uma reunião com os professores e os pais de Ishaan, a diretora de sua escola alega que Ishaan pode ter problemas, já que é sua segunda vez na terceira série. E seu pai recusa a acreditar, dizendo que em uma sala lotada é impossível dar atenção necessária para todos os alunos incluindo Ishaan. E por este motivo resolve colocar o filho em um bom colégio interno da Índia, longe de sua família, alegando que é o melhor para a sua educação, mesmo mudando no meio do ano.

Mas no novo colégio Ishaan não tem mudanças em seu desempenho em sala de aula, e os professores o mal tratam achando que é falta de interesses e até mesmo folga para aprender, e vira piada em sua turma de alunos. Com esses fatores Ishaan fica cada vez mais triste e solitário em seu grupo de convívio.

Neste tempo há a chegada de um novo professor de artes chamado Nikumbh que também da aula em outro colégio, cuja especialização é de alunos com necessidades especiais. Ao decorrer de suas aulas, percebe que há algo errado com Ishaan, pois ele é uma criança muito quieta e decide perguntar a um de seus coleguinhas o motivo de Ishaan ser tão quieto, e com o decorrer da conversa descobre que o menino tem problemas para ler escrever e aprender, decidindo então verificar seus cadernos.

Através de uma conversa com os pais de Ishaan, o professor descobre que seus erros sempre são os mesmos, e que sua coordenação motora também não é normal, alertando então a família que seu filho tem dislexia e explica detalhadamente os sintomas que é a doença, explicando também como seu filho se sente e está no momento, sofrendo até com a ignorância do pai de Ishaan.

Até que Nikumbh da um tipo de aula diferente, falando de pintores cientistas, cantores e escritores famosos que são disléxicos, revelando até para Ishaan, que também já passou pelos mesmos problemas do menino. Clareando então a mente de Ishaan, e trazendo a criatividade do menino à tona.

O professor resolve então alertar a escola sobre o problema de Ishaan, e ajuda-lo com a ajuda de outros professores, com formas pedagógicas criativas, como desenhar a letra na areia, e associar as letras a animais, jogos educativos. Fazendo então o garoto aprender a reconhecer letras, números e palavras, escrever e fazer operações matemáticas. Alfabetizando então o garoto que até outro dia era tido como uma criança com problemas de disciplina.

Ao criar um concurso de arte, o professor motiva o garoto a desenvolver a sua criatividade, e como consequência Ishaan ganha o concurso, deixando colegas, professores e sua família orgulhosa, pois houve um grande desenvolvimento em seu aprendizado.

O filme em si, mostra que nem todas as crianças são iguais, por tanto não devem ser tratadas da mesma maneira, que toda criança tem direito de aprender. Cabe então ao professor reparar se há algum problema na aprendizagem do aluno, ajudando em cada etapa de aprendizagem, e o incentivando, de maneiras diversas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com