TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro dissertacao nao e bicho papao

Por:   •  13/6/2015  •  Resenha  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Novos Horizontes

Mestrado Acadêmico em Administração

Pesquisa em administração – 2° bimestre/2015

Prof. Dr. Antonio Luiz Marques

Sheila Maria Avelar Carvalho de Andrade

1. Introdução:O referido livro trata de forma objetiva o universo da escrita de dissertações. Apresenta dicas e dá toques para que o estudante passe por essa etapa da escrita de forma mais tranquila e segura.Os trabalhos monográficos são desmitificados e apresentados em etapas, as quais são claramente identificadas sem que se torne um manual de instruções de dissertações. O objetivo é tão simples quanto o título, mostrar que dissertação não é bicho-papão.

2. Dissertação não é bicho papão

1. Prólogo:A dissertação é uma etapa primordial no processo de qualificação estudantil, e, este processo gera medo e insegurança em muitas pessoas. É muito comum encontrar pessoas que postergam o início e o desenvolvimento da dissertação por se acharem incapazes de conceber tal projeto.

O livro vem oferecer apoio e incentivo para todos aqueles que almejam qualificação.

2. Fazer ou (não) fazer a dissertação :Produzir uma dissertação é uma oportunidade de oferecer aos outros algo que possa ajuda-los na busca pelo conhecimento. Entretanto, é necessário que se assuma uma postura disciplinada para a conclusão do projeto. Caso não haja interesse em escrever uma dissertação é importante também que se assume e arque com as consequências, mas se a ideia é conceber o projeto, mãos à obra que o resultado compensará o sacrifício.

3. Família: concorrência e cumplicidade: Quando se decide fazer algo que pode impactar na vida de outras pessoas, é necessário que todos sejam comunicados e se estabeleçam algumas regras para a boa convivência. A família é sim parte integrante de qualquer pessoa e todas as decisões impactantes devem ser tomadas em conjunto. Quando se define a execução de um mestrado, o cônjuge é fator primordial nesta decisão, pois o mestrando dependerá e muito dele. Os filhos também devem estar a par da situação para que não haja futuros mal-entendidos. É recomendável que se faça por escrito um acordo entre todas as partes envolvidas, assim tudo fica esclarecido.

4. Tempo: uma questão de prioridade:No decorrer do processo de escrita o tempo será um fator decisivo. Os eventos sociais devem ser reduzidos a ponto de serem selecionados apenas aqueles considerados irrelevantes, e, é fundamental que mesmo nestes o tempo seja reduzido a fim de aproveitar cada momento com a escrita.A tv também se torna uma inimiga, pois a mesma sempre tentará lhe roubar atenção e aqueles cinco inutinhos a princípio se tornarão um precioso tempo jogado fora. Só busque refúgio quando as ideias estiverem bloqueadas, mas cuidado todo tempo disponível será um tesouro.

5. Escolha do tema: os outros são os outros:Escolher nunca foi uma tarefa fácil, desde os tempos de criança ficamos na dúvida entre este ou aquele, e, quando crescemos a coisa não é muito diferente. A escolha do tema será o norte da dissertação, é impossível escrever sobre algo que não se sabe. Tem de haver todo um cuidado na escolha do tema, pois temos que nos identificar com ele e desenvolver todo um trabalho em torno do mesmo. Quanto mais o tema nos instigar, melhor será, pois assim manteremos o interesse sempre acesso.É bom que se faça perguntas que ajudem a identificar o tema, tais como: o que quero explorar, o que mais entusiasmou durante o curso, quais aspectos pouco explorados pela comunidade técnico-científico, etc. Após este questionamento é o momento de filtrar as ideias que surgiram e, então, começar a elaborar o título que irá requerer uma composição de combinações que apresentem o tema proposto.

6. O problema é um problema? O próximo passo é a pergunta de partida, é a definição do problema que irá traçar a escrita. Há que se tomar muito cuidado, pois a falta da definição do problema pode acarretar em atrasos e trabalhos extras. Uma curiosidade pode levar ao problema e consequentemente à pergunta de partida, uma tempestade de ideias pode ser a solução para “o problema”.

7. Orientador: inimigo ou aliado? O orientador é fator chave para o bom andamento da dissertação, apesar de não ser uma escolha direta do aluno, este, pode escolher dentre aqueles disponíveis pela unidade de ensino o orientador que mais atenda às necessidades do aluno, sejam elas a nível de empatia, sejam de conhecimento. Os dois tem de trabalhar com um único propósito e no mesmo ritmo.

8. Índice-tentativa: traçando um esboço do quadro-referência: Nada mais é que a reunião de palavras ou frases que estão relacionadas ao tema e encadeiam as ideias. É este conjunto de ideias-chave que irão ajudar a desenvolver o tema de forma coerente e facilitará o desenvolvimento do projeto.

9. Seleção bibliográfica: navegando no mar de informações: Garimpar material, este é o passo seguinte. Selecione tudo quanto for possível relativo ao tema escolhido, livros, revistas, artigos, internet, etc, tudo que possa acrescentar de alguma forma. Torne-se um rato de biblioteca.

10. Leitura: pinçando e curtindo as peças: A escolha de um local apropriado para armazenar todo o material colhido e trabalhar em cima do projeto é de muita valia. A organização deste material não segue a princípio nenhum critério. Então, é hora da leitura. No decorrer da leitura, assinale, escreva, marque ideias que julgar importante construindo assim o quadro-referência. Pesque o máximo possível, leia tudo quanto for possível.

11. Elaboração do texto: triando e encaixando as peças:Este é o momento de utilizar o quadro-referência obtido com a leitura maciça e também aqueles livros que mais contribuição trará para a dissertação. O computador será indispensável e, se alguma ideia não desenvolver, siga adiante e volte nela mais tarde. Todas as ideias que surgirem devem ser registradas para uma posterior ajustamento.

12. Metodologia: o caminho das pedras :A busca pela metodologia adequada é o próximo passo. Consultas a livros, ao orientador e aos próprios conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica serão muito bem vindos.

13. Dicas que ajudam:Conhecimento nunca é demais, consultar pessoas que já passaram pelo processo da dissertação pode ser de grande valia também no quesito formatação. Tudo deve ser aproveitado, inclusive elaborar uma lista com as expressões de ligação que fazem toda a diferença na escrita. Ideias brotam sem data e hora para acontecer, anote sempre, elas ajudarão e muito. Backup é algo que não pode ser deixado para depois, perder todo um trabalho por desleixo é imperdoável, todo detalhe tem de ser levado em consideração. Apresentar o que já foi produzido para alguém além de ajudar como fator motivacional serve para colher críticas construtivas que auxiliarão na melhor adequação da escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com