TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Max Weber

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

Max Weber

        

Max Weber, economista, sociólogo e filósofo alemão, nasceu em 1864 e morreu em 1920. Foi um dos principais nomes da sociologia moderna. Realizou extensos estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia, bem como da sociologia da religião. Um dos seus objetivos principais foi refutar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem. Para Weber, o capitalismo teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16.

O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta, estuda o indivíduo e não a análise das instituições sociais como dizia Durkheim. Ele propõe que deve compreender interpretar e explicar respectivamente, o significado, a organização e o sentido e evidenciar irregularidade das condutas. Com este pensamento, não possuía a ideia de negar a existência ou a importância dos fenômenos sociais, dando importância à necessidade de entender as intenções e motivações dos indivíduos que vivenciam essas situações sociais.

A base do pensamento dele são as ações compreensíveis, e o foco do pensamento dele é a ação social.

Podemos definir ações Compreensíveis como ações realizadas por indivíduos na sociedade e que apresentam sentidos e significados dados por esses próprios indivíduos. Essas ações são resultados ou complementares ao que compreendemos por relações sociais e que, portanto, expressam significados definidos pelo contexto social.

Weber trabalha e acredita na ação social como indivíduo que age em referencia ao comportamento dos outros.

Ação Social Pode ser definida como as ações realizadas pelos indivíduos em sociedade. Para Max Weber estas ações apresentam reciprocidade e são condicionadas as relações com os outros.

As ações sociais para ele são compreensíveis, são ações que os indivíduos desenvolvem em sociedades e que para eles tem significados próprios. Weber acredita que existem ações sociais racionais e simples.

A ação social pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação de meios e fins, ação social racional com relação a valores, ação social Simples afetiva e ação social simples tradicional.

A racionalidade só ocorre quando se tem o controle dos meios e fins, para chegar ao objetivo.

Ação social racional de meios e fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim.

Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético.

Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.

Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).

Poder e Dominação

O conceito de poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade.

Dominação é a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo a certo mandato.

Para Weber existia dois tipos principais de dominação: Legal ou racional e carismática. Na dominação Legal haveria sempre um conjunto de leis (Legalidade) que estruturaria o poder de liderança. No caso da dominação carismática, o poder de liderança seria dado pelo carisma ou empatia que as pessoas ao redor teriam com as ideias e valores desse líder.

Para ele haveria uma tendência constante de transformação da dominação carismática para a dominação Legal, na visão desse sociólogo seria que permitiria a permanência da liderança.

A essa transformação Weber deu o nome de Rotinização ou Cotidianização do carisma.

Dentre os Clássicos Weber é o único que fala sobre o indivíduo. Ele tenta visualizar as ações dos indivíduos em um plano maior, diferente de Durkheim que pensa na sociedade como um todo “Consciência coletiva”.

Durkheim era preocupado com as instituições mais do que os indivíduos, neste sentido ele está ao extremo oposto de Weber. Durkheim olha quais as formas de organização que se impõem aos homens, os integram e lhe dão referencia para agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com