TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferencie a Sociologia de Marx, Weber e Durkhien

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estadual da Paraíba

UEPB / Campus VIII

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde - CCTS

Coordenação de Engenharia Civil

Disciplina: Sociologia

Professor: Edson

Estudo Dirigido

Júlio Lopes

Araruna – PB

Outubro/2012

QUESTÕES

01 - Diferencie a Sociologia de Marx, Weber e Durkhien.

No conceito de Marx para sociologia, ele determina que as condições socioeconômicas geradas pelo trabalho ou outra forma de captação de renda organizará os grupos políticos, religiosos entre outros. Marx afirmava que “a luta de classes sociais é o motor da história”, para ele a classe do proletariado seria capaz de se unir, a fim de impor o socialismo. Para Weber a sociedade é vista como um conjunto de ações de vários indivíduos, sendo essas ações geradas a partir da ação de outros. Para ele a sociologia será uma ciência que procurará compreender a ação social, logo, só irá existir ação social quando algum indivíduo tentar estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. O indivíduo escolhe o que é, sendo suas escolhas limitadas pelo seu grau de conhecimento e oportunidades oferecidas pela sociedade, gerando a ideia que o sentido da vida é dado pelo próprio indivíduo. Já em Durkhein, a sociologia é vista como sendo os estudos dos fatos sociais e a explicação dos mesmos, seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social, para ele os fatos sociais são maneiras coletivas de agir, pensar e sentir impostas pela sociedade.  

02 - Qual a importância para Marx, do trabalho nas relações capitalistas.

Dentro das relações capitalistas, o modo de produção da vida material domina em geral o desenvolvimento da vida social, politica e intelectual. Para Marx o trabalho é a essência do home, pois através dele que nos relacionamos com a natureza e a transformamos em bens a onde vão se dar o valor, o trabalho é uma mercadoria, onde possui um valor de uso e um de valor de troca, na sua época Marx dividiu a sociedade em dois grupos, os que possuíam meios de produção social e que empregam o trabalho assalariado e o proletariado composto pela grande maioria, que eram os que trabalhavam, pois não dispunham de meios de produção próprios e eram obrigados a vender sua força de trabalho a fim de sobreviver.

03 – Para Marx, qual a relação entre luta de classes e o regime de desigualdades.

Para Marx o regime capitalista era o principal responsável pela desorientação humana, ele defendia a ideia que o proletariado deveria se unir em uma classe para lutar, se rebelar contra a burguesia, pondo fim a forma abusiva que a política criada pelas classes dominantes era imposta as classes sociais menos favorecidas.

04 – Conceitue a noção de tipo de ideal para Weber.

Para Weber, para que o sociólogo possa analisar uma dada situação social, principalmente quando se trata de generalizações, torna-se necessário criar um “tipo ideal", que será um instrumento que orientará a investigação e a ação do ator, como uma espécie de parâmetro da ação social, o tipo ideal irá se referir a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona certo número de característica do objeto em estudo a fim de construir um tipo. Esse tipo será muito útil para classificar os objetos de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (70.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com