TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Artigo a Natureza das Emoções de Robert Plutchik

Por:   •  1/7/2016  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Artigo a Natureza das Emoções de Robert Plutchik

- Muitas emoções podem ser sentidas ao mesmo tempo. Isso torna o estudo confuso.

- Emoções são uma parte crucial de quem somos e de como sobrevivemos.

- O artigo tem por premissa unificar conceitos criando uma estrutura entre os diversos aspectos de estudos de emoções, como:

        - Evolucionista (Charles Darwin)

        - Psicofisiológico (William James)

        - Neurológico (Walter Cannon)

        - Psicológico (Sigmund Freud)

        - Perspectiva Cognitiva

        - Evidências neurobiológicas

- Emoção, Cognição E ação interagem em loops de feedback e que a emoção pode ser vista num modelo estruturado associado a adaptabilidade.

Cognição: atividade de aprender, conhecer e pensar (onde as emoções também influenciam).

Evolucionismo

- Charles Darwing defende que a evolução dos sentimentos seguiu o mesmo conceito da seleção natural que definiu as características físicas de cada espécie. Dessa forma sentimos a emoção necessária para a sobrevivência em cada condição.

Uma emoção não é um simples estado de sentimento. É uma cadeia complexa de eventos espontâneos que começam com um estimulo e inclui sentimentos, mudanças psicológicas, impulsos para ações específicas, dirigidas para objetivos.

- Robert Plutchik complementa que emoções são ativadas quando problemas referentes a sobrevivência são criados de fato ou por implicação. O efeito do estado emocional cria uma interação entre o indivíduo e o evento ou estimulo que ativou a emoção. Essa interação tenta reduzir o desequilíbrio quando em um estado comparativo de repouso.

Cognição

- Qualquer organismo deve determinar, baseado em informações limitadas as características do ambiente, e dependendo da predição feita decidir o que fazer. O complexo processo que atua em serviço das necessidades biológicas inclui: entrada de informações, avaliá-las, captura dos pontos relevantes da informação em símbolos e comparar as novas informações com os modelos mentais armazenados. Prever as características de um ambiente proporcionam ao organismo se prepara para este ambiente.

A cognição é o início da cadeia das emoções que não pode ser simplificada como um processo linear, pois sofre influência de feedback durante os eventos dessa mesma cadeia. Evento de estímulo tanto externos quanto internos (como os sonhos), funcionam como gatilho para iniciar o processo emocional.

Por ser um processo baseado em feedback, a cognição influência nos comportamentos e sentimentos, bem como é influenciada por eles.

Emoções são processos biológicos que gerenciam o comportamento para atingir o equilíbrio em um ambiente.

Emoções são processos de regulação social pois influenciam as comunicações e interações baseadas no interesse de cada individuo

Plutchik dividiu as emoções primárias em 8 e a combinação delas é capaz de gerar todas as outras conforme o circulo abaixo. antecipação

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com