TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Grande do Sul (RS)

Artigo: Rio Grande do Sul (RS). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Artigo  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

Rio Grande do Sul (RS)

O Rio Grande do Sul, estado brasileiro localizado no extremo sul de nosso país é rico em curiosidades sobre sua cultura, já que muitas etnias passaram pelo local. Podemos dividir a cultura do RS em duas partes: uma dos antigos gaúchos, aqueles que primeiro habitaram o local, e a outra dos portugueses que ali passaram e deixaram algumas tradições.

Danças

As danças gaúchas incorporaram a variedade cultural dos espanhóis, indios, portugueses, alemães e italianos

Chimarrita

É dançada em roda, com pares soltos e depois abraçados. É de origem açoriana.

Milonga

Essa dança também é popular na Argentina e no Uruguai. No Rio Grande do Sul, ela recebe a companhia da viola e de outros instrumentos musicais. A milonga gaúcha lembra os passos do tango e é bem mais lenta e romântica. Ela pode ser dançada de três formas: havaneirada (seguindo os passos da vaneira), tangueada (dança no ritmo de marcha) e riograndense (dança com passos dois e um.

Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha

É um ritmo bastante comum no estado e tem suas origens na cidade de Havana, em Cuba. Sua influência incidiu não só sobre o Rio Grande do Sul como também nos sambas do Rio de Janeiro. O nome da dança se altera conforme o ritmo, pois se ele for lento recebe o nome de Vaneirinha, rápido, Vaneirão e moderado, Vaneira. Os passos são realizados com dois pra lá e dois pra cá, sendo que são alternados com quatro movimentos de cada lado.

Chula

Dança que é praticada só por homens e ela representa um desafio. Uma lança é colocada no chão e três homens em suas extremidades. Eles sapateiam de diversas formas e, após realizar uma sequência de passos, outro dançarino vai executar os movimentos e deve realizar de forma mais difícil que o anterior. Tudo isso acontece sob a música de uma gaita gaúcha. O dançarino que vence o desafio é aquele que realiza uma coreografia mais difícil que os companheiros, quando encosta na vara ou quando por algum motivo perde o ritmo.

Pezinho

O Pezinho tem origens portuguesas e conseguiu atrair adeptos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Além de dançar, os dançarinos devem cantar no ritmo da música que acompanha os passos. A coreografia se altera entre passos ritmados pelos pés e as duplas que rodam em torno de si.

Festas

Festa da Uva

A Festa da Uva, ou Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, é uma festa brasileira da cultura italiana e da produção agro-industrial regional que acontece a cada dois anos no município de Caxias do Sul

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Esta é festa religiosa mais importante do Rio Grande do Sul. Realiza-se em Porto Alegre no dia 2 de fevereiro, quando a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é transportada do Santuário Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade, para o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes. Mais de 100 mil pessoas participam todos os anos da procissão, por terra e água (em dezenas de barcos que fazem o percurso através do lago Guaíba). A festa realiza-se há mais de 100 anos.

Semana Farroupilha

No mês de setembro, o estado recebe visitantes de todas as partes do Estado, que vêm montar acampamento na cidade, transformando um pedaço dela no campo. É a Semana Farroupilha, caracterizada por um enorme acampamento feito de barracas construídas e decoradas como nas antigas campanhas dos revolucionários da época Farroupilha. Cada barraca é chamada de “piquete” e permite aos turistas revisitarem a história e tradições da região.

Vestuários

O gaúcho quando se veste a rigor, costuma usar as seguintes vestimentas:

Chapéu de Abas largas

Barbibacho – cordão cujas pontas prendem se ao chapéu

Camisa de pano

Lenço de pescoço

Guaiaca – cinto largo de couro

Chiripá – semelhante a uma calça, fica amarrada na cintura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com